Foi intimada a prestar depoimento na Delegacia de Crimes Raciais a mulher que insultou funcionários de uma barraca da Praia do Leme, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
O caso aconteceu na quarta-feira (26) e o vídeo viralizou na internet. Sem notar que estava sendo gravada, a mulher chama os funcionários da barraca Rasta Leme de "pretos hipócritas".
A discussão teve início depois que um dos funcionários sugeriu que a mulher, já bastante alterada, tomasse uma água de coco, em vez de outra caipirinha. É o que explica um dos sócios da barraca, o ator Derik Machado.
O produtor cultural Weber Bessi presenciou a confusão. Ele conta que, depois de beber a tarde toda, a mulher já estava inconveniente com outros frequentadores da praia.
Com a repercussão do vídeo, muita gente apareceu para se solidarizar nessa sexta-feira (28). E, mesmo com o dia nublado, a areia ficou cheia em frente à barraca. outro sócio da Rasta Leme, Andrei Machado espera que a mulher responda pelos seus atos.
E, na noite de quinta (27), uma outra mulher foi detida por agentes do Lapa Presente em mais um caso suspeito de racismo. Uma cliente discriminou e tentou enforcar a funcionária de um estabelecimento na Avenida Gomes Freire. Ela vai responder por lesão corporal e injúria racial.