Os novos ônibus da Mobi-Rio, que foram apresentados pela Prefeitura nesta terça-feira (10), começam atender a população a partir de dezembro. O Euro 6 tem um metro a mais do que os ônibus anteriores, com capacidade para mais passageiros e o sonho do trabalhador é entrar no articulado e encontrar um lugar para sentar.
No total são 337 ônibus, mas nesta terça, foram entregues 21. A Transoeste é o último corredor a receber a frota nova. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, afirma que a Transbrasil também vai ser contemplada em breve.
Segundo a diretora-presidente da Mobi-Rio, Claudia Secin, os novos articulados contam com o sistema de travamento das portas que impede que os ônibus se movimentem de portas abertas.
Na manhã desta terça, um BRT, ainda do modelo antigo, foi flagrado circulando com as portas abertas e com lotação de passageiros na Barra da Tijuca, Zona Oeste.
Em nota, a concessionária disse que trabalha para mitigar o desgaste da frota antiga que ainda está em operação no corredor Transoeste e que os corredores Transolímpica e Transcarioca já operam com novos ônibus totalmente novos e que o Transoeste, atualmente, está em obras. A Mobi disse ainda que nenhum ônibus sai da garagem sem que o mecanismo de fechamento de portas esteja funcionando. Quarenta e cinco portas são consertadas por dia.