Notícias

Orquestra Sinfônica Brasileira promove experiência com deficientes auditivos

Chamada de "Music: Not Impossible", a atividade fez com que os deficientes sentissem vibrações sincronizadas com a música por meio de um colete sem fio

Nicolle Timm

Concerto que vai marcar os 82 da OSB vai ser realizado nesta quarta-feira (17)
Concerto que vai marcar os 82 da OSB vai ser realizado nesta quarta-feira (17)
Divulgação/Orquestra Sinfônica Brasileira

No aniversário de 82 anos da Orquestra Sinfônica Brasileira, pessoas com deficiência auditiva viveram uma experiência inédita no Brasil. Por meio de um colete sem fio, elas sentiram vibrações sincronizadas com a música. Chamada de "Music: Not impossible", a tecnologia foi utilizada no país pela primeira vez. A atividade foi realizada durante o ensaio geral para o concerto de aniversário da OSB.

Segundo Daniel Belquer, co-fundador da empresa que oferece os coletes, a criação foi pensada para pessoas com deficiência auditiva, mas acabou despertando o interesse de todo o público.

Ao todo, foram selecionadas 18 pessoas do Instituto Nacional de Educação de Surdos para testarem o equipamento. O Alef Felipe, de 22 anos, ficou impressionado com a tecnologia e afirma que ela precisa estar disponível para o maior número de pessoas possível, como traduz o intérprete de libras Danilo Soares.

Para o diretor-executivo da Orquestra Sinfônica Brasileira, Gregório Tavares, um dos objetivos da OSB, desde que foi criada, é democratizar o acesso à música.

O concerto que vai marcar os 82 anos da OSB será realizado nesta quarta-feira (17) na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio.