No aniversário de 82 anos da Orquestra Sinfônica Brasileira, pessoas com deficiência auditiva viveram uma experiência inédita no Brasil. Por meio de um colete sem fio, elas sentiram vibrações sincronizadas com a música. Chamada de "Music: Not impossible", a tecnologia foi utilizada no país pela primeira vez. A atividade foi realizada durante o ensaio geral para o concerto de aniversário da OSB.
Segundo Daniel Belquer, co-fundador da empresa que oferece os coletes, a criação foi pensada para pessoas com deficiência auditiva, mas acabou despertando o interesse de todo o público.
Ao todo, foram selecionadas 18 pessoas do Instituto Nacional de Educação de Surdos para testarem o equipamento. O Alef Felipe, de 22 anos, ficou impressionado com a tecnologia e afirma que ela precisa estar disponível para o maior número de pessoas possível, como traduz o intérprete de libras Danilo Soares.
Para o diretor-executivo da Orquestra Sinfônica Brasileira, Gregório Tavares, um dos objetivos da OSB, desde que foi criada, é democratizar o acesso à música.
O concerto que vai marcar os 82 anos da OSB será realizado nesta quarta-feira (17) na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio.