O Departamento de Estradas de Rodagem negou o pedido da Prefeitura de Duque de Caxias para implantação de uma ciclovia no trecho da cidade da Baixada Fluminense às margens da Linha Vermelha. A reportagem da BandNews FM teve acesso à decisão, publicada na segunda-feira (9).
No documento, o DER destacou que a Linha Vermelha é considerada uma via radial, de tráfego contínuo, e que não deve receber ciclovias. O Departamento também ressaltou que a implantação vai descaracterizar a funcionalidade da via expressa e ocasionará aumento de acidentes de trânsito. A ciclovia ainda faria com que uma das faixas de rolamento da Linha Vermelha fosse substituída, provocando degradação nas condições de operação da rodovia.
O pedido da Prefeitura de Duque de Caxias foi feito em maio. No ofício encaminhado ao estado, o município afirma que a implantação de ciclovias melhoraria a fluidez do trânsito e promoveria uma mobilidade urbana mais eficiente, sustentável e segura.
Em conversa com a reportagem da BandNews FM, o secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, Washington Reis, disse que o projeto é dele. A ideia também teve a aprovação do deputado estadual Rosenverg Reis.
O secretário garantiu a implantação da ciclovia na Linha Vermelha e classificou como "formalidade" o envio da iniciativa ao DER para aprovação. Além disso, a ideia é aumentar o projeto que poderia ir até a Rodovia Presidente Dutra.
O documento do DER foi assinado pela chefe de gabinete do Departamento de Estradas de Rodagem e enviado ao secretário municipal de Duque de Caxias, Valber Rodrigues Januario.