BandNews FM Rio de Janeiro

Polícia vai periciar lápides colocadas em rua de Duque de Caxias

Investigadores buscam identificar de qual cemitério material saiu

Por João Boueri

Polícia vai periciar lápides colocadas em rua de Duque de Caxias
BandNews FM

Uma parte das lápides colocadas em buracos de uma rua no bairro Amapá, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, vai passar por perícia. O material foi apreendido pela Polícia Civil na manhã desta quinta-feira (20). Agora, os investigadores vão tentar identificar de qual cemitério as lápides saíram e quem as colocou na via. A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente já trabalha com a hipótese de haver crime ambiental.

Segundo os moradores, as estruturas foram colocadas no local há cerca de um mês durante a noite por um caminhão descaracterizado. A situação virou um mistério para quem passa pela via.

Enquanto isso, a Prefeitura de Duque de Caxias já iniciou uma fiscalização nos cinco cemitérios concedidos à iniciativa privada para saber se o material pode ter saído de um dos espaços.  

No entanto, para o secretário de Comunicação Social de Duque de Caxias, Aroldo de Brito, as lápides podem ser identificadas facilmente.  

Se as lápides tiverem sido retiradas de cemitérios no município, a Prefeitura disse que vai aplicar as normas administrativas cabíveis.

A rua do bairro é conhecida como Rua da Petrobras, já que o local conta com dutos de óleo e gás. A Transpetro, responsável pela área, enviou uma equipe para fiscalizar o local nesta quinta-feira (20).  

Em nota, a empresa afirmou que realiza vistorias periódicas nas faixas de dutos e que possui um programa de conscientização para evitar despejos de lixo e entulho, que são regularmente recolhidos.

Já a Prefeitura de Duque de Caxias disse que não fez intervenções na via recentemente, mas está promovendo obras nas ruas próximas. O município explicou ainda que as empresas contratadas usam os materiais recomendados para o aterro das vias.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais