Praça General Osório, em Ipanema, é revitalizada

A repaginação é uma parceria da Prefeitura do Rio com a iniciativa privada

Priscila Xavier

O projeto de revitalização deve se estender para outros lugares da cidade Priscila Xavier
O projeto de revitalização deve se estender para outros lugares da cidade
Priscila Xavier

Cinco meses depois das obras de revitalização, a Praça General Osório, em Ipanema, na Zona Sul, é apresentada ao público de cara nova. Mas quem passou pelo local nesta quarta-feira (3) ainda se deparou com uma cena antiga: a água do Chafariz das Saracuras, que fica no centro da praça, estava com a água suja e esverdeada.

Responsáveis pelo projeto de revitalização da área afirmam que os resíduos são consequências da chuva do fim de semana. Porém, a expectativa é que a água comece a ser renovada agora que a fonte foi religada. 

A BandNews FM denunciava há quase anos o abandono do chafariz, construído pelo Mestre Valentim para abastecer de água encanada o Convento da Ajuda, onde hoje está a Cinelândia. O monumento foi levado para a Praça General Osório há mais de cem anos depois que foi doado pelo então arcebispo do Rio e primeiro cardeal do Brasil Dom Joaquim Arcoverde.

A repaginação é uma parceria da Prefeitura do Rio com o Instituto Carioca Cidade Criativa (ICCC), que captou R$ 1 milhão e 300 mil reais para revitalizar a praça. A pavimentação e o gradil foram restaurados e foram feitas melhorias na academia da terceira idade, nos parques infantis e para os animais. Também foi instalado um sistema de sinalização nas portarias do parque.

Quem passou pela praça, aprovou as mudanças.

Tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1938, a Praça General Osório se tornou mais que um espaço de encontro, mas um núcleo de resistência da cultura da popular, em Ipanema. É o que afirma o historiador e colunista da BandNews FM professor Milton Teixeira.

Agora o projeto deve se estender para outros lugares. No calendário, o próximo local a passar pelas revitalizações será o Parque Natural Municipal Dois Irmãos, no Leblon.

Mais notícias

Carregar mais