Prefeitura afirma que vai fiscalizar prédio do antigo Hospital IV Centenário

O imóvel de mais de 10 andares está com estruturas completamente enferrujadas

Por Amanda Oliveira

Prefeitura afirma que vai fiscalizar prédio do antigo Hospital IV Centenário
Prédio do Hospital IV Centenário sofre com abandono
Reprodução

Após denúncias da BandNews Fm sobre o abandono no prédio do antigo Hospital IV Centenário, em Santa Teresa, no Centro do Rio, a Prefeitura afirma que vai fazer uma fiscalização no local ainda nesta semana. O imóvel de mais de 10 andares está com estruturas completamente enferrujadas. No terreno, o mato está alto e objetos estão jogados no chão.  

O edificio não é utilizado há 15 anos. Diante da situação, moradores do entorno reclamam da sensação de insegurança devido às constantes invasões no prédio. Segundo relatos, o antigo hospital teve todas as janelas e aparelhos de ar condicionado roubados, além das paredes quebradas e os fios cortados.  

O terreno, onde funcionava uma unidade particular de saúde, estava desapropriado desde 2008 e foi arrematado pela prefeitura em 2011, mas permanece sem uso. O município chegou a considerar transformar o local em uma unidade de Polícia Pacificadora em conjunto com o Governo do Rio, porém a proposta nunca saiu do papel.

Os próprios moradores dão sugestão sobre o que poderia ser o espaço.

Em 2017, a Justiça do Rio condenou a Prefeitura a realizar manutenção do terreno. Após uma vistoria foi identificado que o espaço estava sendo cuidado pelo município e o processo foi arquivado em outubro do ano passado.  

Em nota, o Ministério Público disse que qualquer evidência de descumprimento da sentença, o fato deve ser informado à promotoria responsável pelo caso.  

A Secretaria Municipal de Fazenda informou que a Superintendência Executiva de Patrimônio Imobiliário e a Conservação realizam frequentes ações no prédio para fechar os acessos ao imóvel e inibir eventuais invasões.

Mais notícias

Carregar mais