Notícias

Prefeitura de Búzios identifica terreno com diversos escorpiões-amarelos

Esta espécie do animal é considerada a mais perigosa do mundo

Por Guilherme Faria (sob supervisão)

Em caso de acidentes com um escorpião, é fundamental buscar atendimento médico
Em caso de acidentes com um escorpião, é fundamental buscar atendimento médico
Divulgação/SES

A Prefeitura de Búzios identificou um terreno na região central da cidade como um dos focos da infestação de escorpiões-amarelos, considerados os mais perigosos do Brasil. O local, que é descampado e cercado por mata, concentra um número expressivo desses animais.  

O Instituto Vital Brazil monitora a infestação dos escorpiões no município. Apenas neste ano, cerca de 200 animais da espécie foram capturados em Búzios. A Prefeitura ressalta, no entanto, que não há evidências de infestação urbana, mas sim uma concentração dos animais em ambientes naturais, e destaca que não há casos em nenhuma residência ou hotel.  

O coordenador do setor de saúde ambiental da Prefeitura de Búzios, Denis Ferraz, explica que os animais são monitorados desde 2002, mas o surgimento de um grupo maior dos escorpiões no ano passado acendeu um alerta para a questão:

No ano passado, em um desses terrenos na área de mata, foi encontrada uma infestação maior. Ligou-se um alerta e a Vigilância Ambiental entrou em contato com o Instituto Vital Brazil, que prontamente mandou seus técnicos aqui, para uma melhor tomada de decisão quanto ao problema. A gente pede que a população de Búzios mantenha a calma em caso do surgimento de escorpiões, em caso de acidente, que ela procure as autoridades competentes para que possa receber informações que agreguem, fala o coordenador

Um levantamento feito pelo Instituto Vital Brazil apontou aumento no número de acidentes envolvendo aranhas e escorpiões em Búzios. Em 2022, foram 658 registros, totalizando 1.293 ocorrências.

A estudante Cinthia Helena frequenta Búzios semanalmente. Ela conta que a presença de escopiões e aranhas é frequente na cidade há alguns anos e explica que o condomínio que visita adotou uma medida para tentar afastar os animais:

Eu frequento Búzios tem alguns anos e esse problema do escorpião já é bem antigo na cidade, inclusive o condomínio que eu frequento, quando vou passar alguns dias de lazer lá, colocou galinhas para amenizar essa situação, mas mesmo assim (os escorpiões) ainda aparecem, até mesmo aranhas no condomínio, então é uma situação bem preocupante para quem vive ali, diz a estudante.

A Prefeitura de Búzios informou que segue monitorando a situação e encaminhando eventuais escorpiões capturados para análise do Instituto Vital Brazil. A orientação é que os moradores que perceberem a presença de escorpiões entrem em contato com a Gerência de Vigilância Ambiental pelo número 22 2350-6010, Ramal 6252.

Em caso de acidentes com um escorpião, é fundamental buscar atendimento médico imediato, especialmente para crianças e idosos. Além disso, se for possível, é recomendado capturar o animal e levá-lo ao serviço de saúde, vivo ou morto, para avaliação apropriada.

Tópicos relacionados