Notícias

Prefeitura de Búzios realiza ações rotineiras de catação de escorpiões

A cidade vive uma infestação de escorpião-amarelo, considerado o mais perigoso do Brasil

Por Lucas Loyo (sob supervisão)

Escorpião amarelo ataca mais no verão
Escorpião amarelo ataca mais no verão
Divulgação/SES

A Prefeitura de Búzios, na Região dos Lagos, deve realizar ações rotineiras de catação de escorpiões até a população do animal atingir níveis mais baixos. A cidade vive uma infestação de escorpião-amarelo, considerado o mais perigoso do Brasil.

A ação de catação é realizada todo verão, mas foi intensificada e pode continuar neste ano depois que a estação terminar, de forma preventiva.

Segundo a Prefeitura, até o início da tarde desta sexta-feira (23), pelo menos dois escorpiões tinham sido capturados em regiões de mata. Ainda de acordo com o Município, o calor do verão tem favorecido a procriação do aracnídeo nessas áreas, e, por causa das chuvas, os escorpiões têm se deslocado para áreas urbanas, para buscar abrigo.  

O coordenador de Vigilância Ambiental da cidade, Deniz Ferras, explica as medidas a serem tomadas no caso de aparecimento do animal.  

Ainda de acordo com a Vigilância Ambiental do município, o acúmulo de lixo favorece a presença de escorpiões, que se alimentam de moscas e baratas.  

A Prefeitura orienta que, em caso de picada, é importante buscar atendimento médico de forma imediata, especialmente no caso de crianças e idosos. Se for possível, o escorpião deve ser capturado e levado ao serviço de saúde para facilitar a avaliação necessária de proteção.  

Tópicos relacionados