Notícias

Reunião do Iphan com Ministério da Economia será na segunda-feira (4)

Entre os itens previstos na pauta está a orientação em relação aos dois projetos apresentados ao órgão de restauração da Estação Ferroviária Barão da Mauá

João Boueri*

Local está abandonado
Local está abandonado
Divulgação

A reunião do Iphan com a Secretaria de Patrimônio da União, do Ministério da Economia, Governo do Estado e a Supervia vai ser realizada na próxima segunda-feira (4), às 14h. Entre os itens previstos na pauta está a orientação em relação aos dois projetos apresentados ao órgão de restauração da Estação Ferroviária Barão da Mauá.

No documento obtido pela BandNews FM, o Iphan destaca que a prioridade deve ser a manutenção emergencial do telhado da antiga área de embarque da Estação Leopoldina, como é conhecida. Além disso, o órgão destacou que solicita desde 2017 à Supervia os reparos da estrutura.  

Os dois projetos apresentados separadamente pelo Governo do Estado com o Ministério da Economia e pela Supervia foram aprovados parcialmente pelo Iphan. No documento, o órgão afirma que os dois planos de trabalho precisam se comunicar, uma vez que se trata de um único imóvel.

A BandNews FM teve acesso a um documento enviado pela União ao Governo do Estado, em dezembro do ano passado, que pede a retomada da gestão da Estação Leopoldina. Em nota, a Supervia disse que não se opõe ao pedido de retomada do Governo Federal.  

Também está previsto um encontro entre o MPF, a concessionária de trens e a Secretaria de Patrimônio da União no mês que vem.

*Estagiário sob supervisão de Luanna Bernardes 

Tópicos relacionados