O Rio de Janeiro vai sediar pela segunda vez consecutiva a premiação que é considerada a mais importante da gastronomia mundial, o 50 Bests.
O anúncio foi feito pelo prefeito Eduardo Paes durante a premiação dos cinquenta melhores restaurantes da América Latina no hotel Copacabana Palace, na Zona Sul, na terça-feira (28).
Neste ano, o Brasil tem oito restaurantes na lista, segundo o ranking da 11ª edição do prêmio. A Casa do Porco, na Região Central de São Paulo, foi eleito o restaurante nacional mais bem colocado, aparecendo na 4ª posição.
O multipremiado restaurante é comandado por Janaína Rueda e Jefferson Rueda. Nele, a carne de porco é a protagonista através de releituras caipiras numa região pulsante da maior metrópole brasileira.
Representando o Rio de Janeiro na premiação, o Lasai, do chef Rafael Costa e Silva, ficou em 14º lugar. O restaurante serve apenas 10 clientes por noite com um menu repleto de itens de fazendas nas imediações do Rio. O menu degustação tem cifra acima de R$ 1 mil.
O Oteque, do chef Alberto Landgraf também está entre os fluminenses premiados, na 18ª posição, que privilegia os peixes e os frutos do mar. O valor inicial do menu de oito etapas é R$ 845.
Ao todo, 17 restaurantes brasileiros aparecem no ranking: 11 em São Paulo, 4 no Rio de Janeiro, 1 em Salvador e 1 em Curitiba.