BandNews FM Rio de Janeiro

Salão do Doador do Hemorio passa a funcionar neste sábado, no Centro do Rio

O espaço passou por uma reforma de ampliação e conta com equipamentos mais modernos e confortáveis, com capacidade de atender 570 doadores por dia

Por Daniel Henrique

Salão do Doador do Hemorio passa a funcionar neste sábado, no Centro do Rio
Rafael Campos/Governo do Rio

Passa a funcionar a partir deste sábado (15), o novo Salão do Doador do Hemorio, no Centro do Rio.

O espaço passou por uma reforma de ampliação e conta com equipamentos mais modernos e confortáveis, com capacidade de atender 570 doadores por dia. Antes, a capacidade era de 650 doações diárias, mas segundo o Hemorio, o número nunca foi atingido, já que o recorde em um único dia foi de 500 bolsas coletadas.

O objetivo agora é atender aos doadores com mais agilidade e qualidade, aumentando o recorde de doações.

Mesmo antes do novo Salão ser aberto ao público, muitas pessoas aproveitaram o Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado nesta sexta-feira (14), para abraçar esse ato de solidariedade no local provisório de doação do Hemorio. E mesmo os que tem medo de agulha, garantem que não dói.

Antigamente eu tinha muito medo de agulha, mas aí depois de um tempo, eu vi que precisava ajudar pessoas, porque meu sangue é O negativo, é o sangue raro. Então eu posso ajudar todo mundo. Não dói, depois que você leva a agulhada e vê aquela bolsa cheia de sangue, que vai poder ajudar mais de uma vida, é gratificante.
Isso é um ato muito importante, que cada um de nós possamos fazer isso por mais vezes. Porque hoje a gente tá doando pra alguém, amanhã pode ser a gente que esteja precisando de sangue.

O diretor do Hemorio, Luiz Amorim, diz que a expectativa é que o número de doações em 2024 supere em 20% o do ano passado.

Esse espaço vai ser um espaço que vai oferecer muito conforto pro doador, um espaço acolhedor, foi tudo pensado pro doador se sentir bem, se sentir confortável, e querer voltar. Doe sangue, doe sempre, doe com frequência. É isso que a gente espera, que as pessoas venham doar, quem nunca doou , que venha doar, mas que volte. Porque são os doadores de repetição que mantém a roda girando. Mantém o número de bolsas adequado, sem que a gente precisa fazer muitas campanhas. A gente espera que esse ano a gente tenha 20% a mais de doadores que ano passado, que é um resultado excepcional.

O Salão de Doações abre todos os dias, incluindo fins de semana e feriados, das sete horas da manhã até sete da noite.

Para doar, basta apresentar documento com foto, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 kg. Não precisa estar em jejum.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais