A nova Secretaria de Estado de Segurança Pública, sancionada nesta segunda-feira (18), pelo governador do Rio, Claudio Castro, deve custar cerca de R$ 80 milhões aos cofres públicos. A quantia vai ser retirada do Fundo de Segurança Pública do Estado.
A medida já tinha sido anunciada pelo governador no fim de novembro. Mas, em outubro, Castro chegou a afirmar que a recriação da pasta não era necessária.
No entanto, durante agenda segunda (18), o governador disse que a mudança não significa que ele esteja trocando de lado. Castro afirmou ainda que acredita que o modelo adotado pela gestão anterior a dele não deu certo.
Mais enxuta do que a antiga pasta, a nova secretaria deve ter cerca de 84 cargos. O policial federal aposentado Victor César dos Santos foi o escolhido pelo governador, em decisão unilateral, para comandar a pasta.
De acordo com o novo secretário, a secretaria tem o objetivo de integrar todos os órgãos de segurança pública do Rio.
Além disso, a pasta vai ficar responsável pelas ações estratégicas e de planejamento das polícias Civil e Militar. As instituições só terão autonomia em questões operacionais.