Notícias

Seminário Cidades Verdes discute o assunto mobilidade urbana entre suas pautas

Os ônibus elétricos são um dos assuntos principais, em alta devido às mudanças climáticas e busca de alternativas mais sustentáveis

Gabriela Souza

Alternativas elétricas de ônibus foram testadas nas Olimpíadas de 2016
Alternativas elétricas de ônibus foram testadas nas Olimpíadas de 2016
Cristina Índio do Brasil/Agência Brasil

Um projeto de longo prazo mas que vem sendo pauta nas principais cidades brasileiras: os ônibus elétricos. O assunto mobilidade urbana, que também é um dos destaques do Seminário Cidades Verdes, está em alta devido às discussões das mudanças climáticas que vêm alterando a qualidade do ar, a temperatura e as chuvas. 

Embora o coletivos elétricos possuam um ciclo de vida mais sustentável, existem algumas barreiras para aquisição como o custo,  o financiamento, a produção e o descarte.

Enquanto a eletrificação da frota de ônibus não acontece, a diretora de mobilidade urbana da Fetranspor, Richele Cabral, destaca outras soluções de curto e médio prazo que podem ser tomadas.

Ainda segundo Richele Cabral, além do planejamento e do  desenvolvimento de novas soluções ambientais, é fundamental discutir o modo de reequilibrar e recuperar os transportes para oferecer um serviço de qualidade e uma tarifa acessível.

O seminário Cidades Verdes será realizado nesta terça-feira (5) . O projeto, idealizado em 2011 pelo ambientalista Alfredo Sirkis, completa dez anos em 2022.

O evento conta com um laboratório de ideias e propostas para as cidades que desejam ser pioneiras em sustentabilidade e baixo carbono.

Para participar, basta se inscrever no site www.cidadesverdes.eco.br.