Notícias

Seminário Cidades Verdes discute o assunto mobilidade urbana entre suas pautas

Os ônibus elétricos são um dos assuntos principais, em alta devido às mudanças climáticas e busca de alternativas mais sustentáveis

Gabriela Souza 01/07/2022 • 20:21
Alternativas elétricas de ônibus foram testadas nas Olimpíadas de 2016
Alternativas elétricas de ônibus foram testadas nas Olimpíadas de 2016
Cristina Índio do Brasil/Agência Brasil

Um projeto de longo prazo mas que vem sendo pauta nas principais cidades brasileiras: os ônibus elétricos. O assunto mobilidade urbana, que também é um dos destaques do Seminário Cidades Verdes, está em alta devido às discussões das mudanças climáticas que vêm alterando a qualidade do ar, a temperatura e as chuvas. 

Embora o coletivos elétricos possuam um ciclo de vida mais sustentável, existem algumas barreiras para aquisição como o custo,  o financiamento, a produção e o descarte.

Enquanto a eletrificação da frota de ônibus não acontece, a diretora de mobilidade urbana da Fetranspor, Richele Cabral, destaca outras soluções de curto e médio prazo que podem ser tomadas.

Ainda segundo Richele Cabral, além do planejamento e do  desenvolvimento de novas soluções ambientais, é fundamental discutir o modo de reequilibrar e recuperar os transportes para oferecer um serviço de qualidade e uma tarifa acessível.

O seminário Cidades Verdes será realizado nesta terça-feira (5) . O projeto, idealizado em 2011 pelo ambientalista Alfredo Sirkis, completa dez anos em 2022.

O evento conta com um laboratório de ideias e propostas para as cidades que desejam ser pioneiras em sustentabilidade e baixo carbono.

Para participar, basta se inscrever no site www.cidadesverdes.eco.br.