Um criminoso morreu e outro ficou ferido durante uma perseguição policial no Centro do Rio, na manhã desta terça-feira (23). Segundo a Polícia Militar, agentes do Batalhão de Choque, que faziam a segurança da Casa da Moeda, desconfiaram que dois homens que passaram em uma moto na Avenida Presidente Vargas, estavam assaltando na região da Uruguaiana.
Os policiais seguiram os suspeitos, que atiraram contra os agentes. Um deles foi baleado e morreu na subida do viaduto que dá acesso à Praça da Bandeira. O outro ficou ferido na perna e correu até a região da Leopoldina. Ele chegou a se jogar num canal, mas foi retirado da água pelos PMs.
A avó dele foi até o local e se desesperou ao ver o neto preso.
Com ele, a polícia apreendeu uma pistola.
Dois carros que passavam pela Avenida Francisco Bicalho foram atingidos pelos tiros. Um deles é do motorista de aplicativo Gustavo Henrique. Ele lembra do susto que passou.
Moradores e pessoas que trabalham na região central da cidade reclamam que os assaltos têm sido frequentes.
De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública do Rio, só de janeiro a abril deste ano foram registrados 2038 roubos nas regiões central e Portuária.
Em nota, a Polícia Militar disse que emprega ações ostensivas na região e que entre os meses de abril de 2023 e abril de 2022, houve queda de 53,7% nos roubos de rua na área.