Usuários do Bilhete Único Intermunicipal e do Riocard reclamam que os cartões e os benefícios estão sendo cancelados. Segundo os relatos, o sistema está identificando rostos de outras pessoas que não estão cadastradas no serviço e, automaticamente, bloqueando o uso.
A dentista Fernanda Vieira paga o Bilhete Único Intermunicipal para uma funcionária que mora na Baixada Fluminense. Ela afirmou que o benefício já foi cancelado por três vezes porque a biometria facial das catracas identificou uma outra pessoa desconhecida.
Segundo a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana, inicialmente, foi registrada no sistema a foto de outra pessoa que teria usado o cartão e por isso foi bloqueado quando a funcionária o usou em outro transporte. A pasta afirmou que vai orientar a beneficiária para atualizar a foto junto ao Riocard e providenciar o ressarcimento da diferenças das passagens.
O passageiro cadastrado no programa Bilhete Único Intermunicipal pode utilizar até dois meios de transporte, um deles obrigatoriamente intermunicipal, no período de três horas, pagando o valor máximo de R$ 8,55.
O benefício pode ser usado em barcas, metrô, trem, ônibus municipais e intermunicipais, vans intermunicipais legalizadas, BRT e VLT, podendo ser utilizado duas vezes ao dia, com o intervalo de uma hora entre elas.
A auxiliar em serviços gerais, Cristiane Martins, afirma que teve o Riocard bloqueado e precisou pagar passagem em dinheiro.
Segundo motoristas, os problemas com os cartões são frequentes. Procurada, o Riocard não respondeu o motivo da instabilidade com os equipamentos.