O vereador de Rio das Ostras Vanderlan Moraes da Hora é preso durante uma operação do Ministério Público do Rio que apura fraude a uma licitação durante a pandemia.
Em Búzios, o secretário municipal de Saúde, Leônidas Heringer Fernandes, também foi afastado do cargo de forma cautelar. Ele era coordenador do Fundo Municipal de Saúde de Rio das Ostras
Segundo as investigações da promotoria, o vereador cometeu corrupção ativa ao oferecer cargos em comissão e porcentual de notas fiscais emitidas a um servidor público de Rio das Ostras que participava da elaboração das licitações na saúde. O momento em que Vanderlan ofereceu a proposta ao servidor público foi gravado pelo próprio servidor.
O MP afirma que houve o direcionamento de licitação com a participação dos sócios da empresa HJR Farma LTDA EPP e com Leônidas Heringer Fernandes.
De acordo com o MP, o município de Rio das Ostras fez, em 2021, pagamentos no valor de R$ 934.292,67. Já entre 2017 a 2022, foram feitos pagamentos para da empresa responsável que superam o valor de R$ 4 milhões.
A ação aconteceu nesta quarta-feira (5).
A operação cumpriu mandados de busca e apreensão em Niterói, São Pedro da Aldeia e Rio das Ostras.
A BandNews FM tenta contato com a defesa dos citados.