Vítima de capacitismo na escola, adolescente relata medo de voltar a estudar

O aluno que é matriculado na Escola Municipal Marechal Pedro Cavalcanti, em Paciência, na Zona Oeste do Rio

Por Gabriela Souza

Vítima de capacitismo na escola, adolescente relata medo de voltar a estudar
A Escola Municipal Marechal Pedro Cavalcanti, em Paciência, na Zona Oeste do Rio
Imagens cedidas

O adolescente de 16 anos com autismo que foi agredido por seis colegas dentro da sala de aula está traumatizado e com medo de voltar a estudar. O aluno que é matriculado na Escola Municipal Marechal Pedro Cavalcanti, em Paciência, na Zona Oeste do Rio, contou a mãe que depois do episódio da agressão, os colegas continuaram na mesma sala que ele. A ação foi gravada por outro estudante. Nas imagens é possível ouvir palmas, gritos e risadas de outros colegas de sala.

No vídeo o menino aparece a levando uma "gravata", socos e tapas. Segundo a vitima, no momento do ataque, não havia nenhum professor em sala de aula.

A Secretaria Municipal de Educação do Rio disse que a transferência do aluno está sendo processada. No entanto, a pasta vai conversar com a mãe do estudante sobre a troca de unidade.  

A mãe do menino, Patrícia Silva Soares, desabafa diante da situação.  

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação do Rio disse que repudia e lamenta o ocorrido. A pasta afirmou que desenvolve diversas ações visando a boa convivência no ambiente escolar.  

A direção da unidade irá intensificar ações de conscientização dos alunos sobre o respeito e cultura de paz na escola.

O caso aconteceu no dia 4 de maio, mas só ganhou repercussão nesta semana. Na quarta-feira (10), a mãe do menino fez um boletim de ocorrência na delegacia de Santa Cruz. O caso foi registrado como injúria.  

A mãe do rapaz disse ainda que só soube das agressões  porque a responsável de um outro aluno contou que o vídeo do ataque estava circulando nas redes sociais. Segundo ela, essa não foi a primeira agressão contra o menino. Em outra ocasião, alunos chegaram a cuspir na merenda do rapaz.

Mais notícias

Carregar mais