A Polícia Civil já descobriu que João Pedro Espasandin Aredo fez, pelo menos, dez vítimas durante assaltos na Zona Sul e Região Central do Rio. O criminoso, que ficou conhecido por cometer os roubos usando uma moto laranja, foi preso em flagrante na última segunda-feira (25), no Centro, por PMs da Unidade de Polícia Pacificadora da Providência.
As vítimas que teriam sido roubadas por João Pedro são aguardadas na Delegacia do Catete (9ª DP) para fazer o reconhecimento formal do suspeito. Entre quinta-feira (28) e a manhã desta sexta-feira (29), quatro mulheres estiveram na unidade e afirmaram ter sido assaltadas por ele.
Uma delas é uma vendedora de 20 anos, que prefere não se identificar, que teve o celular levado no último dia 20. A jovem conta que João Pedro foi agressivo e que fez mais vítimas próximo de onde ela foi assaltada, na semana passada.
O delegado Rafael Barcia, responsável pelo caso, afirmou já indiciou João Pedro pelos dois reconhecimentos de quinta-feira e pediu à Justiça mandados de prisão contra ele também por esses casos.
Segundo as investigações, o criminoso atuava, principalmente, nos bairros da Glória, Catete, Flamengo e Laranjeiras, na Zona Sul, e em Santa Tereza, na região central.
Rafael Barcia explica que João Pedro tinha preferência por assaltar mulheres que estavam sozinhas durante a noite.
"Ele tinha o mesmo modus operandi. Todas as vítimas dele eram mulheres que estavam andando sozinhas. Ele vinha de moto, imprensava a mulher na calçada de forma que ela não pudesse sair, e aí ele botava a mão por dentro do casaco e exigia os pertences da mulher", diz o delegado.
Câmeras de segurança flagraram alguns desses roubos. Durante audiência de custódia, João Pedro teve a prisão em flagrante convertida em preventiva.
*Estagiário sob supervisão de Luanna Bernardes