Entretenimento

De lobo de pelúcia a álbum de figurinhas: Isabella Cunha revela lembranças que guardou de “Floribella”

Vinícius de Melo

Renatinha foi interpretada por Isabella Cunha
Renatinha foi interpretada por Isabella Cunha
Divulgação/Band

Ela tinha apenas oito anos quando fez o teste para interpretar Renatinha, uma das personagens mais jovens e mais carismáticas da novela Floribella. A ex-atriz mirim Isabella Cunha conversou com o Portal da Band e revelou histórias de bastidores, curiosidades sobre a trama infanto-juvenil e disse que participaria de uma possível terceira temporada. Confira a conversa a seguir, com perguntas enviadas por fãs pelas redes sociais:

Do que você sente mais saudade da época da novela? 
Eu sinto falta de muitas coisas, mas principalmente das pessoas que eu via todos os dias. Formou meio que uma família. Foram quase dois anos que a gente estava sempre juntos. Fiquei próxima de muita gente lá. Não só dos atores, mas também do pessoal da produção, do figurino. Hoje em dia, não tenho muito contato com as pessoas e sinto muita falta disso. 

Como era a rotina de gravações? 
Eu saia da escola, na época eu tinha oito anos, e ia direto para o estúdio. No caminho, eu lembro que eu ia decorando as falas no carro. Chegando lá, eu almoçava e ficava ensaiando com os meninos. 

Você tinha noção do sucesso que a novela fazia, mesmo sendo tão nova? 
Eu não tinha noção do sucesso que era, mas eu sabia que as pessoas gostavam muito. Teve até uma vez que o Gustavo Leão (Guto) pegou carona com a gente para ir para casa e, quando eu cheguei em casa, estava tendo uma festa do pijama da minha irmã. As amigas dela foram à loucura quando viram ele. Ele desceu do carro, deu autógrafos, tirou foto com todo mundo, abraçou as meninas. Foi incrível. 

O que você sentiu quando foi chamada para interpretar a Renatinha? 
Eu já atuava desde os quatros anos e meu agente me recomendou pra esse teste. Eu fui fazer sem saber muito bem do que se tratava. Na mesma época, eu passei em um teste para o programa da Xuxa e eu tive que escolher qual iria fazer. Fui descobrindo cada vez mais da novela e me apaixonei pela história. Eu falei: "Mãe, quero fazer porque parece a Cinderela". Eu adorei! 

Você seguiu a carreira de atriz? Está em que área hoje? 
Eu fiz algumas coisas depois de Floribella. A novela acabou quando eu tinha nove anos e eu trabalhei com televisão até os 14. Fiz a novela Cobras de Lagartos, fiz o filme Sonho de Menina, e também uma série com a Ingrid Guimarães. Parei mais ou menos nessa época. Hoje em dia, eu faço faculdade de psicologia. 

Qual foi a cena que mais te marcou na série? 
Tem a cena clássica de quando eu me despeço, que me marcou muito. Eu fui entrando na emoção de ficar triste para a cena, foi todo um trabalho que me marcou bastante. Tanto na época quanto hoje, na reprise, as pessoas vieram falar comigo, que se emocionaram. E também uma cena que a Malva (Suzy Rêgo) me leva para comprar brinquedos. Eu lembro que fiquei muito animada, numa loja de brinquedos enorme. Foi muito divertido gravar a cena e, no final, a Malva não comprou nada. Fiquei morrendo de pena da Renatinha. 

Como era o clima nos bastidores da novela? 
Era de proximidade, porque a gente virou mesmo uma família. Enquanto a gente esperava para gravar uma cena, a gente brincava, ficava conversando e às vezes andando pelo estúdio. Eu gostava de acompanhar o trabalho da Diana, que costurava os figurinos. Era um clima de descontração mesmo. 

Você guardou algum objeto da época, de recordação? 
Eu tenho o álbum de figurinhas de Floribella, que foi o único álbum que eu completei. Todo mundo da escola queria trocar figurinha comigo. Eu guardo também um lobo de pelúcia, que ficava no cenário do quarto dos meninos, que era meu quarto também. Eu amava aquele lobinho. Quando você apertava, ele uivava. Toda vez que tinha uma cena no quarto, eu ficava agarrada naquele bicho. 

Teve um aniversário meu que eles fizeram uma festa surpresa e a direção veio com uma caixa grande para mim. Eu abri a caixa e era o lobinho. Eu fiquei muito feliz. Até hoje eu guardo, é uma lembrança muito boa. 

Você prefere a Flor com o Fred (Roger Gobeth) ou com o Conde (Mário Frias)? 
Socorro! Cara, eu lembro que eu gostei muito dos dois, mas acho que por estar assistindo agora e ser a minha temporada, eu escolho o Fred. Eu também me lembro como era gravar com o Roger, ele adotou a Renatinha, então por isso escolho o Fred. 

Você toparia participar de uma terceira temporada, se tivesse? 
Toparia sim. Eu guardo muito carinho real pela personagem e pela novela. Acho que seria legal revisitar, descobrir como seria a Renatinha. A novela abordava assuntos muito importantes, de um jeito bem leve, e eu acho isso incrível. Hoje em dia, talvez poderia abordar mais temas ainda. Fico curiosa para saber como seria Floribella hoje em dia.  

Algum recado para os fãs? 
Fico muito feliz quando eles vêm falar comigo. Tenho muito carinho pelos fãs de Floribella até hoje. A repercussão, tanto na época, quanto agora, as pessoas vêm falar comigo que se emocionaram. Queria agradecer de verdade pelo carinho. E continuem assistindo para prestigiar!

Mais notícias

Carregar mais