Masterchef

Quem são os campeões do MasterChef Brasil? Confira a lista completa

Saiba como estão hoje os dez vencedores da maior competição culinária do país

Amanda Caroline

Campeão do MasterChef, Leo Young foi vencedor da 3ª temporada
Campeão do MasterChef, Leo Young foi vencedor da 3ª temporada
Carlos Reinis/Band

Ao longo de dez edições, o MasterChef Brasil abriu portas para cozinheiros amadores de todo o país. Os participantes saíram do programa ainda mais talentosos e com a oportunidade de seguir carreira na gastronomia. É o caso dos campeões, que, além de conquistarem o cobiçado troféu do talent show, ganham também um prêmio em dinheiro e uma bolsa de estudos na área. 

Hoje em dia, a maioria dos vencedores do MasterChef Brasil são profissionais de cozinha, sendo chefs, empresários, consultores, influenciadores digitais e muito mais. Em 2024, o programa celebra uma década no ar. Que tal relembrar quem foram os campeões de cada edição? Confira a lista completa abaixo:

Elisa Fernandes venceu a primeira edição do programa em 2014. Depois de sua vitória, a paulista viajou para a França, onde estudou gastronomia e trabalhou em restaurantes estrelados ao longo de três anos. Atualmente, ela é chef de cozinha e comanda o próprio restaurante, o Clos Wine Bar & Bistrô, localizado em São Paulo. 

Ex-produtora de eventos, Izabel Alvares mudou de carreira em 2015 depois de conquistar o título de MasterChef Brasil. A carioca usou parte do prêmio de R$ 150 mil para abrir o próprio negócio, a Magrela Shop, um e-commerce de produtos low carb (com baixo teor de carboidratos). Chef de cozinha, ela sonha em abrir uma loja física de sua marca e lançar mais um livro de receitas.

Primeiro homem a vencer o MasterChef, Leo Young é chef executivo e sócio de um badalado restaurante japonês em São Paulo, o Tatá Sushi. Ele também faz sucesso nas redes sociais e acumula mais de 885 mil seguidores. Empreendedor nato, o cozinheiro tem planos de comandar restaurantes em outras capitais do país. 

A campeã da quarta temporada seguiu o caminho da confeitaria. Michele Crispim é dona de uma marca de sobremesas e desmistifica a culinária doce nas redes sociais. Chef de cozinha e produtora de conteúdo, ela ensina receitas de dar água na boca para os mais de 383 mil seguidores. Michele também está prestes a abrir seu primeiro restaurante, focado em comida saudável.

Depois do programa, Maria Antônia Russi elevou o nível de sua culinária afetiva. A gaúcha, que era dona de casa, tornou-se chef de cozinha e sommelière (especialista em vinhos). Atualmente, ela atua como personal chef, comanda aulas-show de gastronomia e também é influenciadora digital. Por causa da pandemia, teve que adiar o plano de ter a própria linha de produtos, mas deve retomá-lo em breve.

Rodrigo Massoni venceu a temporada de 2019, uma das mais disputadas de todas. Ele ficou conhecido pela personalidade séria e por ser um competidor de poucas palavras. Hoje, o ex-engenheiro ambiental é cozinheiro profissional e se aventura na panificação.

Campeã da 7ª edição, Anna Paula Nico concilia a carreira de arquiteta com a gastronomia. Dona do próprio negócio, ela vende marmitas brasileiríssimas congeladas para quem aposta em refeições saudáveis e saborosas para o dia a dia. 

Poucas pessoas na história do MasterChef tiveram uma trajetória tão positiva quanto a de Isabella Scherer. Em 2021, a cozinheira amadora se tornou a grande campeã da 8ª temporada com um menu 100% vegano. Atualmente, ela produz conteúdos para seu perfil no Instagram, onde acumula mais de 2 milhões de seguidores. Ela também assina pratos autorais no Papila Deli

O troféu da 9ª temporada foi de Lays Fernandes. No menu da final, a paulista contou um pouco da sua história e apresentou a fusão entre Brasil e Japão. Entre os pratos servidos estavam vieiras grelhadas e sorvete de missô. Hoje em dia, a ex-designer é formada em gastronomia pelo curso que ganhou com o programa. 

Acumulando o maior número de vitórias em provas na sua edição, Ana Carolina foi a vencedora da 10ª temporada do MasterChef Brasil. A body piercer disputou a final do programa com Wilton e levou a melhor com um menu repleto de referências à sua realidade na periferia da capital paulista. “Sou merecedora. Fui merecedora por muito tempo, mas não enxergava", exaltou a competidora.