Masterchef

Lays é a campeã do MasterChef Brasil e celebra: “Trabalho duro recompensa”

Campeã da 9ª temporada, Lays apresentou menu inspirado em sua história e venceu a engenheira Fernanda na final do MasterChef 2022

Por Stefani Sousa

Lays é a campeã do MasterChef Brasil e celebra: “Trabalho duro recompensa” Melissa Haidar/Band
Melissa Haidar/Band

Emocionante! O troféu da 9ª temporada do MasterChef Brasil vai para Lays. Aos 29 anos, a designer venceu o embate com Fernanda no último episódio da edição, exibido pela Band nesta terça-feira (06). Em menu que contava um pouco da sua história, a paulista apresentou a fusão entre Brasil e Japão com pratos delicados que, segundo os jurados, estavam potentes no sabor e com técnicas bem aplicadas. A cozinheira amadora serviu vieiras grelhadas, lagosta confitada e sorvete de missô, e confirmou: “Trabalho duro recompensa".

Os momentos finais da 9ª temporada foram marcados pelo entusiasmo da campeã que, ao saber do resultado, gritou, chorou e celebrou ao lado de amigos e familiares. Ao término das gravações, Lays falou com exclusividade ao Band.com.br. Enérgica, nem parecia que tinha acabado de enfrentar uma maratona de horas na cozinha:  

“É a noite mais incrível da minha vida, um divisor de águas. Estou muito feliz, realizada e orgulhosa. Cozinhei alegre e focada. Treinei bastante para conseguir fazer tudo e me empenhei muito. Fiquei contente em ver que deu certo”, celebra. 


Ela chegou lá! 

Além de levar o troféu para casa, a vitória significa muito para a participante, que nos últimos meses fez tudo o que estava ao seu alcance para estar na final. Quando entrou na disputa, Lays comandava uma empresa de ux design com operação no Brasil e na Alemanha. Ao longo do jogo, ela deixou o emprego de lado para se dedicar 100% à competição.  

Desde então, passou a acordar de madrugada todos os dias para estudar antes das gravações e seguiu o plano até a manhã da final, quando testou pela última vez seu creme inglês, item essencial no preparo do sorvete. “O trabalho duro recompensa”, pontua, realizada.  

“Sempre fui dedicada, só que se empenhar em algo que você não gosta é muito doloroso, muitas vezes tentei entrar em uma caixinha que não me cabia. Agora, me sinto livre e respirando. Até o meu remédio para ansiedade parei de tomar porque não estou precisando. Estou animada com tudo o que tenho para viver”, celebra.  


Independente de para onde for, Lays jamais esquecerá do que viveu no programa. O auge foi montar um cardápio que pôde ser compreendido pelos chefs sem que ela precisasse explicar muito. Ela admite que às vezes, ao longo da vida, se sentiu subestimada por ser mulher ou parecer mais jovem do que realmente é. Hoje, no programa, tudo isso ficou para trás.   

“A gente quer proteger as nossas emoções, sabe? Mas eu sinto que eu entreguei o meu coração ali, dei muito de mim e retratei coisas importantes da minha vida. Eu não expliquei muito isso, mas sei que os chefs sentiram”, analisa. 


Hora de dizer adeus  

A cozinheira fez relações importantes no jogo. Não à toa, o “Megazord” [formado por ela, Rafael, Melina, Bruno e Adílio] fez o mezanino tremer com tamanha torcida. Mitiko e Larissa também vibraram pela amiga. Ao observar o estúdio pela última vez, a paulista diz ter sentido uma espécie de luto. “Foi difícil me despedir desse momento e dessa experiência que foi tão importante pra mim, mas muita coisa boa ainda vai acontecer”, celebra.  

Entre seus projetos futuros está trabalhar em uma cozinha profissional para ganhar experiência. “Quero tentar alguma coisa fora do Brasil, já que gosto de falar outras línguas. Vou aprender francês, já estou até marcando umas aulas para estudar. Quero estagiar, é o meu próximo plano.” Sucesso, Lays! Parabéns. 


O que rolou no último episódio do MasterChef Brasil  


Torcida vai à loucura    

Além das finalistas, dos jurados e de Ana Paula Padrão, o programa final da 9ª temporada teve ainda o retorno de 13 ex-participantes e a presença dos familiares de Fernanda e Lays. Com mezanino cheio, rolou muita emoção, palpites sobre os cardápios e conselhos valiosos. Teve também alfinetadas entre os grupos opostos.   


Muita comida boa   

Essa foi a primeira vez na temporada que as cozinhas puderam apresentar um menu autoral com entrada, prato principal e sobremesa. Fernanda recorreu a ajuda de amigos que já são chefs para criar seus pratos, inspirados nos elementos da natureza. Já Lays contou um pouco de sua história de vida com ingredientes que fizeram a fusão entre o Brasil e o Japão. 

Show de prêmios   

A campeã da edição levou para casa o troféu do MasterChef Brasil 2022 e uma lista enorme de prêmios com R$ 300 mil, um carro, diversos utensílios de cozinha e dois cursos: um de mixologia e outro de técnicas na Le Cordon Bleu.