Masterchef

MasterChef: Fernanda revela sinal após oração e diz que escreveu própria vitória

Cozinheira amadora fala de fé, transformação pessoal após voltar na repescagem e a expectativa para o embate com Lays na grande final da disputa culinária da Band. Leia a entrevista exclusiva:

Stefani Sousa

Fernanda se classifica para a final do MasterChef Brasil
Fernanda se classifica para a final do MasterChef Brasil
Melissa Haidar/Band

Fernanda está na grande final do MasterChef Brasil, que acontece na próxima terça-feira (6) na Band TV. Em entrevista ao Band.com.br, a participante contou como foram as horas que antecederam a classificação para o último episódio da temporada, no embate com Rafael, a transformação que vivenciou ao voltar na repescagem e a confiança que sente de que levará o disputado troféu MasterChef para casa. 

“Escrevi que vencia o MasterChef e coloquei metas e porquês. Por que mereço ganhar e por que isso vai mudar a minha vida. Coloquei as minhas vontades detalhadas. Se eu consegui [chegar à final], foi por uma união de força de vontade, de trabalho, de estudos e de uma fé… minha fé é grande demais! Em todos os meus momentos de meditação eu me via subindo ao mezanino e me preparando para a final”, disse. 

No dia da semifinal, Fernanda, que tem como hábito meditar, mudou um pouco a rotina logo ao acordar. E ela revela uma coincidência divina que teria acontecido. “Tenho acordado antes do sol nascer para estudar e fiz isso de uma forma diferente. Acendi um incenso no quarto, sentei na sacada e fiz uma oração a céu aberto, que fala que hoje vai ser um dia muito especial e que vou fazer o meu bom dia”, conta. 

“Reuni toda a minha fé e falei que serviria um banquete para agradecer tudo o que vivi. Chegar na prova e ver que era uma prova de banquete foi como se Deus viesse ao meu ouvido e falasse: sirva realmente aquilo que você sabe fazer. E foi uma comida mineira!”, afirma. 

Para Fernanda, a sensação é de dever cumprido e de conexão espiritual: 

Consegui com essa prova representar muito de mim, que é o amor pela comida, a comida que serve à mesa de família, a comida mineira, a minha fé, lembrar da minha família… Estava tudo alinhado para que eu chegasse aqui. Agradeço a mim mesma por ter confiado em mim. 


Assista ao momento em que Fernanda se classifica para a final

“Eu quero ganhar o MasterChef”


A decisão entre Fernanda e Rafael foi nos detalhes. O ponto da carne fez a diferença. Antes do anúncio da eliminação, Fernanda se manteve concentrada no propósito de subir ao mezanino ao encontro de Lays, que já havia garantido a vaga na final do MasterChef.

“Tentei não abaixar a cabeça e que pensamentos negativos não entrassem na minha mente. Comecei a falar frases de positividade. Eu sou capaz, meu prato está melhor, meu sabor está melhor, vou subir para o mezanino e vou para a final. Joguei para o universo. E um futuro que eu precisava cocriar na hora para dizer o que eu quero para mim. E eu quero ganhar o MasterChef”. 

Embate com Lays na final


Fernanda enfrentará Lays na final do MasterChef Brasil. Ela diz que é a adversária que  gostaria de duelar após a eliminação de Renato. Além da rivalidade, ela compartilha da mesma motivação que fez com que Lays se inscrevesse no MasterChef.

“Voltar [na repescagem] e ver a Lays dentro do programa é muito lindo. Ela entrou como uma menina retraída, com muito medo e insegurança. Olho para ela e vejo uma mulher que deu espaço para se amar e para o que faz o coração dela bater forte. E isso tem muito a ver comigo. Por mais que sejamos diferentes, o porquê de estarmos aqui dentro é o mesmo”, afirma.

Por mais que a nossa vida estivesse certa, havia um vazio. Algo que não preenchia. E a cozinha preencheu esse espaço com muito amor. É um sentimento recíproco. 


Renascimento de Fernanda no MasterChef


Fernanda foi eliminada na estreia da 9ª temporada do MasterChef Brasil. De uma forma inédita na história do programa, um participante que deixa a cozinha na primeira semana tem a chance de vencer a disputa. Ao fazer uma auto reflexão, Fernanda percebe as transformações pelas quais passou.  

“Por mais que tivesse sido boa a minha estadia no programa [antes da eliminação], eu sentia que não era merecedora do prêmio porque tinham outras pessoas com uma trajetória maior dentro da cozinha. Eu tive que passar por uma ressignificação muito grande para entender que o merecimento é de todos. Eu mereço tanto quanto os outros e vou aprender tudo que é possível para me tornar uma cozinheira”, declara.