Masterchef

Mitiko é eliminada do MasterChef e Jacquin diz que comida é “de outro planeta”

Cozinheira amadora serviu peixe com geleia de morango mesmo após receber orientação do chef para mudar a receita; Jacquin ficou incrédulo com a combinação - leia a entrevista completa

Stefani Sousa

Falta de aviso não foi! Na noite desta terça-feira, 31, Mitiko foi a 3ª eliminada do MasterChef Brasil. A dentista, de 38 anos, deixou a competição após apresentar uma combinação inusitada, de peixe com geleia de morango, na prova de invólucros naturais. Erick Jacquin até tentou alertar a cozinheira de que os elementos não faziam sentido juntos, mas foi ignorado. Ao provar a receita, após uma hora de preparo, o chef não hesitou em dar uma bronca daquelas: 

“Eu expliquei pra você que há momento pra arriscar e [momento] pra ser segura”, lamentou. “Já comi coisa ruim na minha vida, mas isso aqui tá na lista de coisas de outro planeta. O cara que vai gostar disso aqui ainda não nasceu”, disse irritado. Helena Rizzo também não curtiu o prato, enquanto Henrique Fogaça o definiu como um “show de horrores”.   

Mais cedo, na 1ª prova da noite, Mitiko já havia recebido críticas ao apresentar um molho de chocolate com filé mignon que parecia uma ganache de tão doce. De modo geral, ela pecou no “agridoce” e, em entrevista ao Band.com, lamentou não ter tido a chance de mostrar o que é capaz de fazer na cozinha.  

“Faz diferença sair sem um destaque [individual e positivo], mas não consegui mostrar o meu potencial. A gente replicou muitos pratos em 3 episódios, alguns eu nunca tinha visto. Foi muita correria e nervosismo por ser tudo novo. Infelizmente não consegui mostrar quem eu sou.” 

Conselhos ignorados 

Ao término das gravações, Mitiko continuava animada, mas começou a refletir sobre os conselhos e broncas de Erick Jacquin. A paulista de Presidente Prudente admite que deveria ter ouvido mais o chef. Ela explica que, no momento em que ele foi até a sua bancada, imaginou que estava sendo testada.  

“Eu filtrei muito o comentário dele pois estava com coragem para fazer algo diferente. Pensei que ele estava falando por falar, então confiei na minha ideia. Achei que daria certo e agora me arrependo”, conta. A princípio, seu plano era fazer uma geleia com banana, mas a ideia foi adaptada quando, ao entrar no mercado, não encontrou o ingrediente.  

Agora como ex-participante, um filme passa na sua cabeça. A eliminação marca o fim de um sonho idealizado em conjunto com muitas pessoas especiais, que a ajudaram a chegar até o programa e a se manter firme. “Eu olho e, por uma besteira, por não ter ouvido, coloquei em risco a minha trajetória, um lugar que almejei tanto para estar.”  

O sonho ainda não termina 

Se, no futuro, acontecer uma repescagem, a cozinheira amadora garante que voltará para ser a campeã da temporada 2022. A receita que a trará de volta não é nenhum mistério. “Se puder ser um doce, farei a geleia”, diz convicta. “Acho que vou estar mais experiente e, com isso, conseguir mostrar a minha cozinha. A geleia estava gostosa, o que não deu certo foi a combinação.” Será que é arriscado? 

Enquanto isso, ela planeja focar na odontologia e estudar mais para aprimorar habilidades na culinária. “Estou na área que eu gosto, amo o que eu faço e os meus pacientes. A comida reúne as pessoas e é disso que eu gosto, da confraternização. Acredito que vou estudar mais, entender melhor a combinações das coisas e praticar para formar pratos mais elaborados”, declara. Desejamos sucessos! 

O que rolou no 3º episódio do MasterChef Brasil 

Noite de duelos 

Clássicos da gastronomia mundial rechearam os pratos do MasterChef nesta terça-feira, 31. Em duelos, os cozinheiros amadores tiveram que preparar um prato com filé mignon, molho e acompanhamento.  

Qual molho é o mais complicado? 

A prova foi de reprodução e cada dupla recebeu um molho e um acompanhamento diferente. Melina, que ganhou a eliminação da semana anterior, foi a primeira a escolher sua oponente. Mitiko foi desafiada e as duas tiveram que preparar molho de chocolate.  

A divisão dos outros duelos ficou assim: 

Rafael x Paraskevi - molho mostarda   

Bruno x Edileide - molho poivre   

Adílio x Larissa - molho choron  

Lays x Jason - molho périgueux   

Fernando x Renato - molho de gorgonzola   

Daniel x Mário - molho béarnaise  
 

Resultados positivos e broncas infinitas  

Após 1 hora de prova, os chefs foram surpreendidos com receitas saborosas e outras nem tanto. Rafael, Edileide, Larissa, Lays, Renato e Daniel venceram seus respectivos duelos e garantiram vaga no mezanino.  

Mas nem todo mundo passou ileso. Na avaliação de Mitiko e Melina, as duas competidoras foram direto para a berlinda. Foi um show de broncas!  

Aulão da Helena Rizzo 

No desafio de eliminação, Helena Rizzo ensinou aos participantes sobre invólucros naturais. Os cozinheiros tiveram 3 minutos de mercado e 1 hora de cozinha para preparar receitas saborosas usando folhas e cascas que protegem os alimentos.  

Ao término, Melina fez o melhor prato da noite, superando os problemas da primeira prova. Mário, que também havia recebido críticas, foi bastante elogiado e garantiu destaque positivo. As críticas da noite ficaram entre Paraskevi e Mitiko, mas a dentista acabou eliminada.