Faustão na Band

Quem teve Covid-19 pode ser doador de órgãos? Especialista responde no Faustão

Dr. Fernando Bacal, cardiologista com passagens pelo Incor e Hospital Albert Einstein, foi convidado do Direto com o Doutor no Faustão Na Band

Da Redação

Dr. Fernando Bacal participa do Direto com o Doutor Band
Band

O Direto com o Doutor é o quadro de prestação de serviços do Faustão Na Band. No programa desta quarta-feira (21), Fausto Silva recebeu o Dr. Fernando Bacal, cardiologista com passagens pelo Incor e Hospital Albert Einstein, para falar sobre a doação de órgãos e abordar mitos e verdades sobre a prática.

Além de tópicos como a existência de um doador universal e critérios para definir um doador, o médico falou sobre um tema recente e que ainda gera muita dúvida: uma pessoa que faleceu de Covid-19 pode ser doador de órgãos?

Questionado por Anne Lottermann, o médico contou que o principal requisito para transplantar um órgão de uma pessoa para outra é a garantia de que o tecido esteja saudável. No caso da Covid-19, por exemplo, o especialista destacou que a doença compromete fisicamente os órgãos vitais e, por isso, a doação não é recomendada. "A Covid-19 causa alteração em todos os órgãos, nos vasos sanguíneos, mudanças muito fortes no pulmão e o coração sofre também. Então, nessa situação, é muito pouco provável que a pessoa possa ser um doador", explicou.

No entanto, o Dr. Fernando Bacal destacou que a doença não impede que pacientes sejam receptores de órgãos. Ou seja, quem teve Covid-19 ou qualquer outra doença não está impedido de entrar na fila para receber órgãos doados.

Toda a participação do especialista no quadro Direto com o Doutor está disponível no canal do Faustão Na Band no YouTube.

Faustão Na Band

O Faustão na Band é transmitido de segunda a sexta na programação da Band, sempre às 20h30 (horário de Brasília), logo depois do Jornal da Band. É possível assistir ao programa ao vivo no site, YouTube ou BandPlay, o aplicativo gratuito com toda a programação da Band.