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MasterChef celebra festa junina em agosto: por que sentimos tanta falta da data?

Vinícius de Melo

Festa junina no MasterChef relembrou comidas típicas
Festa junina no MasterChef relembrou comidas típicas
Carlos Reinis/Band

Na última terça-feira, 11, o MasterChef Brasil fez a sua própria versão de festa junina. Conforme relembrou a apresentadora Ana Paula Padrão, a ideia era trazer para a casa dos telespectadores do talent show um pouco da data que ninguém pode comemorar em 2020, devido a pandemia. No entanto, por que sentimos tanta falta da data?

De acordo com Maria Célia Guilherme, psicóloga transpessoal, a data "desperta uma memória afetiva de quando vivemos aquela experiência lá na infância". "Às vezes, até esquecemos do fato, mas a emoção permanece. Isso é a memória afetiva. Além disso, as datas vêm carregadas de uma energia daquilo que se comemora, porque todas elas têm todo um contexto histórico-cultural", completou.

Foi em busca dessa memória afetiva que a dona de casa Mayara Barbosa resolveu fazer a própria festa junina em seu apartamento ao lado do marido Thiago e dos filhos Pedro e Laura, de 5 e 2 anos. "A gente tem uma tradição em família de todo ano reunir todo mundo na rua da casa da minha sogra. Cada família leva um prato, a gente contrata trio de forró para cantar. Este ano não teve. Então, quis fazer esse momento em casa para que remetesse àquela alegria. Foi super divertido", conta.

Para garantir o clima de festa junina, Mayara decorou o apartamento com bandeirinhas, colocou uma lista de música típicas no YouTube e recriou brincadeiras clássicas das quermesses. Porém, como um bom arraial também precisa ter comida, ela recorreu à ajuda profissional. "Comprei um kit com hot dog, quentão, vinho quente, pipoca, todos os docinhos. O kit completo! E fiz um bolo de milho com ajuda das crianças", disse a mãe de Pedro e Laura.

Mayara Barbosa fez uma festa junina no apartamento para a famíliaMayara Barbosa fez uma festa junina no apartamento para a família - Arquivo Pessoal

O "kit festa junina" foi planejado por Daniela Messora, da Magic Decoração Criativa. Responsável por decoração de festas, principalmente infantis, a decoradora conta que teve que se reinventar durante a pandemia. "Montei esse kit com comidas típicas e coloquei no Instagram. Como eu já tinha um público das decorações, foi até uma demanda muito grande. Até empresas compraram para mandar para a casa dos funcionários", relembrou.

Para ela, o apelo da festa junina estava exatamente na questão das comidas típicas. "Vi muita gente falando que estava com saudade de comer tudo que faz parte da festa, que todo mundo gosta. Mas também, acho que todo mundo que gosta dessa época se deu conta de que não teria festa na rua, não teria quermesse, e começou a ficar desesperado", contou Daniela.

Segundo a psicóloga Maria Célia, há uma explicação para essa necessidade de sair para às ruas, que tem como base os fundamentos da medicina tradicional chinesa: yin e yang. "Yin é aquela energia que nos leva para dentro, para reflexão. Yang é aquela que nos leva para fora, para o calor. Nós todos estamos vivendo um momento yin, um momento de recolhimento. A expectativa da festa junina é ir para fora, para o yang. As pessoas estão sentindo necessidade de estar lá fora porque já ficaram bastante tempo dentro – pelo menos é o que se supõe", disse.

Analisando sob esse aspecto, outras datas comemorativas como Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia dos Namorados não tiveram o mesmo apelo porque também possuem uma energia yin. "Apesar da comemoração, dos abraços, das festas, ainda não experiências que se realizam dentro de casa. Comemorar essas datas dentro da pandemia não muda muita coisa. Na festa junina, houve uma frustração por não poder estar no movimento, no calor, no som, na cor, no sabor daquelas comidas da festa junina", explicou.

Maria Célia ainda recomendou que as pessoas continuem comemorando as datas afetivas, mesmo em isolamento. "A vida segue, mesmo num outro formato. E só por ser vida, nós já sabemos que ela precisa ser celebrada. Não dá para deixar passar em branco os eventos como aniversários e celebrações, de alguma forma. É preciso continuar o contato com as pessoas, mas de uma outra forma, de uma outra realidade. Uma realidade de distância física, do isolamento, porém não de distância emocional, de distância afetiva", finalizou.

O MasterChef Brasil é um formato da Endemol Shine Group. O programa é uma produção Endemol Shine Brasil para a Band e para o Discovery Home & Health. O talent show vai ao ar às terças-feiras, às 22h45, com transmissão simultânea no Portal da Band e no aplicativo da emissora. A atração também é exibida toda sexta-feira, às 20h30, no Discovery Home & Health.

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