Masterchef

Eliminada do MasterChef, Helena agradece Fogaça por bronca: “Me fez pessoa melhor”

Jornalista deixou o programa após feijoada com excesso de álcool e lagosta sem sal; veja entrevista completa:

Stefani Sousa

Helena é eliminada do MasterChef no 13º episódio da temporada 2021
Helena é eliminada do MasterChef no 13º episódio da temporada 2021
Carlos Reinis/Band

Chegou ao fim a jornada de Helena no MasterChef Brasil. No 13º episódio da temporada, exibido nesta terça-feira (28), a mineira apresentou uma feijoada com excesso de álcool na primeira prova da noite e, na eliminação, pecou pela falta de sal na lagosta. Emocionada com o resultado do jogo, ela fez questão de se despedir dos jurados que a acompanharam ao longo dos últimos meses. Destaque especial ganhou o chef Henrique Fogaça que, no 5º episódio, deu uma bronca na competidora. O que ele não imaginava, até agora, é que as críticas se tornaram uma importante lição para ela.

“Ele me deu um sacode e me fez uma cozinheira melhor, uma pessoa melhor”, explicou Helena ainda no palco. Em seguida, a jornalista falou com o Band.com e contou  ainda mais detalhes sobre a experiência. “O Fogaça brigou comigo e aquilo tocou muito forte em mim. Às vezes, não importa nem o que a gente é, mas o que a gente parece ser. Eu acho que sempre temos o que melhorar e desde aquele dia penso muito nisso.” 

Participar do MasterChef foi uma decisão cheia de significados para a cozinheira amadora. Há alguns anos, ela não fritava nem ovo e fazia de tudo para caber em um jeans tamanho 36, negligenciando sua própria alimentação. Tudo mudou quando passou a se empoderar na cozinha e criou o perfil “Panelas e Passarinhos”, no Instagram. De lá pra cá, decidiu se aventurar cada vez mais no fogão e ganhou coragem para sair da Espanha, onde vive há 20 anos, e voltar para o Brasil para gravar o programa.  

Não foi fácil, é claro, mas ela se diz contente com a experiência mesmo sem levar o troféu. “A melhor coisa foi ter conseguido mostrar quem eu sou. Fui coerente, não arrumei treta, não prejudiquei ninguém e fiz o meu melhor. O que eu mais me orgulho é de ter entrado no programa e saído da zona de conforto pra me mostrar vulnerável na frente de todo mundo.” 

Quando entrou no talent show, em julho, Helena buscava certezas e planejava, dependendo do resultado, mudar de CEP. Hoje, se despede cheia de possibilidades. “Ainda não quero pensar em nada, só ir pra uma praia e descansar”, brinca. “Não sei em que país vou ficar, mas acho que devo passar muito mais tempo no Brasil. Em muitas provas, me senti parte de um coletivo e me conectei com tudo aqui.”  

A partir de agora a torcida fica para Isabella, fiel escudeira da jornalista no programa. “Queria que todos ganhassem, mas a pessoa que eu acho que vai vencer, por reunir o maior número de qualidades que o campeão precisa, é ela." 

Curioso para os próximos passos de Helena? Eles envolvem comida, é claro. “Não sei se vou cozinhar profissionalmente ou se vou se vou me dedicar ao entretenimento culinário [...] talvez escreva um livro.” Aguardamos notícias! 

Saiba tudo o que rolou no 13º episódio de MasterChef 

Feijoada da Gretchen

Tradicional no cardápio do brasileiro, a feijoada foi tema da 1ª prova do episódio desta semana. Para honrar a receita, nada mais digno do que uma disputa feita em dupla com Gretchen entre os participantes. Após formarem pares, Kelyn acabou sobrando na divisão dos competidores e recebeu a ajuda da rainha dos memes no preparo da refeição.  

As duas foram muito bem avaliadas e garantiram vaga no mezanino, mas quem brilhou mesmo foi receita de Heitor e Luiz, que venceu como melhor da noite. Além deles, Sergio e Isabella também foram para o andar superior da cozinha. Do outro lado, Ana Paula e Eduardo foram os piores, enquanto Daphne e Raquel, Helena e Márcio receberam destaque negativo e foram para a prova de eliminação.  

Quem tem medo de lagosta?

Na 2ª parte do episódio, um aquário de lagostas assustou os competidores na prova de eliminação. O desafio foi preparar uma receita com o fruto do mar e impressionar os jurados em apenas 1 hora. Raquel entendeu bem o recado e saiu campeã ao apresentar lagosta com salada de quinoa, creme de aspargos e ervilha.  

Adeus, Helena

Ana Paula e Eduardo conseguiram se recuperar das críticas iniciais e também foram salvos pelos pratos apresentados. Sobrou, entre os destaques negativos, Márcio, Helena e Daphne. O ator serviu a lagosta crua, mas acabou sendo salvo pelo mezanino. 

Por fim, na opinião dos jurados, Helena errou mais que Daphne por servir prato sem sal. A jornalista é a 13ª eliminada do MasterChef.