Não é segredo para ninguém: Helena Rizzo é uma cozinheira talentosa e que vive aparecendo em posição de destaque na lista dos melhores chefs do mundo. Apesar dos anos de carreira, a gaúcha, assim como todo profissional, já foi amadora. Quando começou a se aventurar na cozinha, ainda adolescente, Helena se inspirava nos pais para cozinhar. Em depoimento à Band, para divulgar o MasterChef +, a chef recorda alguns momentos do passado.
“Quem me introduziu na cozinha foi a minha mãe. Ela sempre chamava a gente pra ir para a cozinha com ela fazer biscoitos e gostava mais de preparar sobremesas”, diz. Apesar do apoio da matriarca, foi no pai que a jurada encontrou a maior inspiração. “Ele sempre foi um cara muito organizado pra cozinhar. Lembro que achava lindo entrar na cozinha e ver os potinhos com a cebola picadinha. Ele me influenciou muito, acho que eu quis cozinhar por causa dele”, diz emocionada.
Assim como a nova temporada, que terá cozinheiros veteranos, com idades entre 60 e 80 anos, Helena acredita que tradição e ancestralidade são essenciais para uma boa comida. “A cozinha é memória, né? Por mais que a gente inove e seja criativo, sempre tem que ter um fio gustativo que vá trazendo um pouco dessas lembranças. Quando a gente come uma comida que tem isso sempre se emociona mais", reflete.
Fogaça lista receitas de vó que marcaram a vida dele
Quando decidiu se tornar cozinheiro, o chef Henrique Fogaça tratou logo de ligar para a avó dele e pedir algumas dicas. Isso porque as memórias da infância e adolescência na casa das matriarcas sempre remeteram a comida gostosa e conforto.
“Na casa da minha avó materna todo final de ano a família se reunia. Ela fazia o creme de pão, lombo de porco, arroz com amêndoas e ficava aquele cheiro na casa delicioso. Na casa da minha vó Florentina tinha aquele cheiro de canela, ela fazia um bolo cuca delicioso”, recorda, também em entrevista à Band.
“Quando eu comecei a cozinhar veio muito à tona todos os aromas que me motivaram muito a pedir ajuda pra minha vó nas receitas e foi onde tudo começou.”
O jurado do MasterChef + está animado para a temporada com cozinheiros na melhor idade. “Hoje eu vejo como a gastronomia vem transformando vidas. A pessoa com 60 anos de vida, já aposentada, desperta pra uma nova forma de vida através da gastronomia. Fico muito feliz em ver a força que o MasterChef traz e o tanto que a gastronomia inspira as pessoas." Fofo!
O MasterChef + estreia na próxima terça-feira (15), às 22h45, na tela da Band, no Band.com.br e no aplicativo Band Play!