Masterchef

Luiz é eliminado do MasterChef e leva bronca de Fogaça: "Bancada ficou uma caçamba de lixo" 

Participante do MasterChef "brigou" com salmão durante prova, errou nas técnicas e no sabor da receita; leia entrevista completa

Stefani Sousa

Luiz é eliminado do MasterChef
Luiz é eliminado do MasterChef
Carlos Reinis/Band

Luiz é o eliminado da semana no MasterChef Brasil. Durante o programa exibido nesta terça-feira (9), o participante ouviu bronca do trio de jurados e levou a pior na prova do salmão. Segundo os chefs, ele trabalhou mal com o peixe e, além de pecar nas técnicas, deixou a desejar na construção de sabores. Henrique Fogaça criticou a falta de tempero e o excesso de gordura como principais problemas: “Você maltratou muito [o salmão]. Sua bancada, desculpa falar, mas ficou tipo uma caçamba de lixo”. 

O cozinheiro amador, que manteve boas avaliações na maior parte da temporada, lamentou o prato “desastroso” em entrevista ao Band.com. “Preferia sair com uma receita boa, mas com menos acertos do que os outros. Eu sai errando, então é um pouco mais amargo, mas acontece com todo mundo. Os chefs erram também e todos têm um dia ruim na cozinha. Eu sinto, olhando para trás, que não raciocinei direito.” 

Faltou habilidade para lidar com o peixe inteiro e criatividade para desenhar o prato. Por alguns instantes, Luiz diz ter ficado perdido na cozinha: “Nessa hora eu pedi pra Deus me iluminar para pensar em um cardápio porque, sozinho, não sabia o que fazer.” Famoso pelas promessas religiosas que fez ao longo dos 19 episódios, ele arriscou mais uma, mas não teve sucesso. Após a degustação, já imaginava que seu destino estava traçado.  

“Eu sempre acho que se algo acontece é porque tem que acontecer. Acredito nisso e, se Deus tem um plano pra mim, um dia vou compreender”, diz. Para ele, é hora de olhar com otimismo para o futuro e levar para sempre o que foi bom. De momentos únicos e marcantes, Luiz pode fazer uma lista. “Quando eu me inscrevei, não sabia que tinha cozinha o suficiente pra estar aqui, entrar e ser tão elogiado. Hoje, provei pra mim mesmo que eu tenho um talento.” 

Tão satisfatória foi a experiência que o carioca já não se imagina mais trabalhando longe da gastronomia. "Espero uma oportunidade na cozinha para fazer o que eu amo e para não ter que voltar a trabalhar em empresa. Não é mais pra mim. Quero cozinhar e fazer os outros felizes ao invés de ficar atrás de um computador o dia inteiro.” Está apoiado, Luiz! 

O que aconteceu no 19ª episódio do MasterChef Brasil 

Jantar 5 estrelas  

O top 8 do MasterChef teve, nesta terça-feira (9), o privilégio de fazer uma prova muito especial, com direito a serviço completo, menu livre e convidados estrelados. Liderados por Tiago, os participantes prepararam entrada, prato principal e sobremesa para a cantora Maria Rita e o maestro João Carlos Martins.  

Deu treta! 

Dividimos em três grupos, cada um ficou responsável por uma das etapas. Tiago e Isabella nas entradas; Helena, Luiz e Heitor no prato principal; Kelyn, Eduardo e Daphne nas sobremesas. Ao todo, a equipe teve 1 hora de prova. Ao fim, o capitão foi acusado de trabalhar como uma “barata tonta” por Fogaça. Na praça dos doces também houve desentendimento.  

As “diferenciadas”  

De acordo com os jurados, apenas aqueles que mostraram trabalho perfeito garantiram vaga no mezanino. As escolhidas foram Isabella, que orquestrou as entradas com habilidade, e Helena, chef de partida da lagosta com sopa de moqueca, prato principal. A noite acabou com um show muito especial dos convidados. 

De volta à realidade  

Na cozinha do MasterChef Brasil, salmão aguardava os participantes. Fizeram a prova Tiago, Kelyn, Eduardo, Daphne, Heitor e Luiz. O desafio foi limpar o peixe e preparar dois pratos, um cru e o outro cozido.  

O adeus do Luiz 

Ao fim de 1 hora, Daphne levou a melhor e, Heitor também foi bastante elogiado. Eduardo garantiu vaga no mezanino, mas sem grandes recomendações. Enquanto isso, Kelyn, Tiago e Luiz foram destaques negativos. Luiz, o pior da noite, foi acusado de “brigar com o ingrediente” e acabou eliminado.   

Colaborou: Adrielle Santana