Masterchef

Fogaça critica liderança de Tiago no MasterChef: "Barata tonta"; participante responde

O participante foi o capitão da primeira prova do 19º episódio; os competidores tiveram que preparar menu completo em uma cozinha profissional

Amanda Caroline e Stefani Sousa

O jurado não gostou da postura de Tiago na liderança da cozinha
O jurado não gostou da postura de Tiago na liderança da cozinha
Carlos Reinis/Band

Tiago liderou os cozinheiros amadores no MasterChef Brasil desta terça-feira, 9. Na primeira prova da noite, os participantes tiveram que preparar um menu completo (entrada, prato principal e sobremesa) na cozinha de um hotel — e foi a primeira vez em que eles trabalharam em um ambiente profissional nesta temporada. O capitão não teve conflitos com o grupo, mas sua postura durante o serviço não agradou os jurados.

O chef Henrique Fogaça criticou a liderança de Tiago e disse que ele agiu como uma "barata tonta" no posto de capitão. "Deixou a desejar. A cozinha tem que ser democrática, mas precisa de liderança. No meio do caminho, você ficou como uma 'barata tonta', as pessoas trabalharam sem direção", dispara o jurado durante avaliação.


“Não sou barata tonta”

Em entrevista ao Portal da Band, Tiago diz que foi difícil receber o comentário negativo de Fogaça. "Ouvir que eu estava perdido me machucou. Não estava como uma 'barata tonta' na cozinha, estava tentando ajudar todo mundo como eu acredito que alguém nessa posição deve fazer. Mas, faltou firmeza da minha parte", pondera.

"A partir das críticas dos jurados, abaixei minha cabeça e entendi que [ser chef de cozinha] exige muita experiência, muito tempo de cozinha e muita barriga quente no fogão. Tenho muita coisa para aprender. Talvez eu deveria ter me imposto um pouco mais, ter sido mais incisivo. Falta muito para eu ser um líder de cozinha. Fui um capitão de prova, mas chef não", reflete Tiago.

Ele ainda fez um balanço sobre a performance da equipe na prova. "A correria de fazer tudo em 1 hora foi grande, e a gente sabe que as coisas são diferentes em uma cozinha profissional. A gente estava muito nervoso. O ambiente fez com que a gente perdesse um pouco de tempo tentando se encontrar", relembra.

O participante chamou atenção para a dinâmica da prova — apesar do trabalho em grupo, cada cozinheiro foi avaliado individualmente. 

"É muito difícil fazer um único menu com muitas pessoas. É bem louco. Estamos numa competição e cada um ali estava sendo avaliado individualmente. Todo mundo queria brilhar um pouquinho, eu também, mas a gente tinha que entregar os pratos. Foi conflituoso, mas fiz o meu melhor", finaliza.