Masterchef

O que acontece quando um participante corta o dedo no MasterChef? Veja protocolo

Quando alguém corta o dedo no MasterChef, imediatamente recebe atendimento de um bombeiro; saiba o que fazer em situações assim

Por Stefani Sousa

Na 4ª temporada, Vitor Bourguignon causou comoção ao perder a tampa do polegar
Na 4ª temporada, Vitor Bourguignon causou comoção ao perder a tampa do polegar
Reprodução/Band

Acontece com frequência no MasterChef Brasil: empenhados para entregar um bom trabalho, os cozinheiros correm para dar conta das receitas no tempo exato e, cercados pela adrenalina, acabam sofrendo pequenos cortes nos dedos. Alguns são resolvidos rapidamente, com atendimento no estúdio, outros precisam de cuidados mais específicos.  

Tamanha frequência dos incidentes, há um protocolo colocado em prática em casos assim. “Se um participante corta o dedo, ele deve sinalizar [levantando o braço] e a equipe pede para que o bombeiro entre na bancada e faça o primeiro atendimento”, explica Thayná Ghilardi, assistente de direção do programa.  

Se necessário, o profissional aplica algum medicamento no corte, mas, na maioria das vezes, só é preciso estancar o sangue. “Colocamos um curativo e a luva, que é obrigatória na cozinha, assim, caso o curativo sangre, tem algo para proteger.” Em situações mais sérias, o cenário muda: 

“Quando o bombeiro percebe que esse atendimento não é o suficiente, ele sinaliza para a produção, e o participante é retirado do estúdio para receber ajuda na ambulância. Se o corte é muito profundo, o cozinheiro é levado para o hospital”, completa Thayná. 

Todos os cenários já aconteceram no MasterChef. Na temporada atual, Melina precisou sair do estúdio após cortar os dois dedos. 

Relembre momento em que Melina precisou sair do estúdio para receber atendimento durante o MasterChef 2022:


Já na 4ª temporada, Vitor Bourguignon causou comoção ao perder a tampa do polegar, ir ao hospital e voltar ao programa com três pontos na fratura. Tenso! 

Assista ao momento em que Vitor Bourguignon retorna ao programa para finalizar prova:


Cortei o dedo em casa, e agora? 

Muitos cozinheiros também acabam sofrendo pequenos cortes nos dedos ao preparar refeições em casa. Se aconteceu com você, a dia é levar o local com sabão e água corrente.  

“Em seguida, o segredo é pressionar bem. Nunca deixe embaixo da água por muito tempo porque acaba puxando mais sangue e nunca vai estancar”, aconselha Ricardo Henrique Ferreira, enfermeiro responsável pela parte de urgência e emergência do Pavilhão Vera Cruz, onde o programa é gravado.  

Pressione por 3 ou 4 minutos. “Se você notar que o machucado está um pouquinho mais aberto, pressione e vá até o hospital mais próximo.” 

Curativos são bem-vindos para prevenir riscos de infecção se a pessoa for sair de casa. “Fora isso, melhor deixar o corte respirar”, finaliza. Dicas anotas?

Tópicos relacionados