Masterchef

"Rei dos sorvetes" do MasterChef celebra edição com confeiteiros: "Ansioso"

Vice-campeão da 5ª temporada do MasterChef Profissionais, Franklin fala da vida após o programa e comenta nova temporada com confeiteiros

Por Aline Naomi

Franklin mostrou que é um cozinheiro completo ao chegar à final do MasterChef Profissionais, mas ficou famoso por ser o confeiteiro da 5ª temporada ao entregar sobremesas icônicas, como o sorvete de alface. Mesmo com o fim recente de sua edição, o vice-campeão já tem colhido os frutos de sua participação. 

Atualmente, Franklin dá consultorias e faz eventos gastronômicos, inclusive com seus colegas de MasterChef. "Estou recebendo convites de Norte a Sul para cozinhar, então estou indo divulgar meu trabalho", conta em entrevista exclusiva ao Band.com.br. "Estou aproveitando todas as oportunidades que têm aparecido." 

Ele também cita o carinho dos telespectadores quando o encontra na rua e que tem vivido uma fase muito legal após o programa. "A experiência do MasterChef me ensinou, como profissional, de que eu sou talvez um pouco melhor do que eu achava que eu fosse", diz Franklin com modéstia.  

Para ele, essa é uma das grandes lições que leva da sua participação no talent show. "Eu sempre tive aquela síndrome do impostor, de achar que eu não sou tão bom assim. No MasterChef, me vendo na TV, eu falei: 'Gente, eu sou bom'", relembra. "[O programa] me mostrou que sou muito resiliente, que tenho uma força que eu nunca achei que eu tinha." 

Franklin revela que não tem um plano fixo para este ano, mas que quer focar nos eventos que já tem feito. E, se for possível, adoraria parar em um lugar fixo e "abrir uma portinha", como ele mesmo diz. "Em 2024, eu não tenho certeza do que vai acontecer, mas eu vou lutar para que seja um ano bom", afirma.  

Um doce desafio 

Trabalhando com confeitaria desde 2012, Franklin celebra que, em 2024, o MasterChef vai fazer uma edição inédita com confeiteiros. "Eu estou muito ansioso para ver o que vai rolar", declara. "Eu quero desde a confeitaria clássica, com creme, morango e nata, até a confeitaria bizarra, que é o meu caminho." 

Mesmo familiarizado com a confeitaria, ele recorda os desafios que teve em sua edição. "Talvez o fator que mais dificultava era não conhecer a cozinha", analisa Franklin. "Meu sorvete de cogumelo, por exemplo, não deu ponto porque eu ramelei e tinha um botão apertado que não era para estar." 

O vice-campeão da 5ª temporada também comenta que é preciso organização e disciplina para fazer sobremesas. "Na confeitaria a gente trabalha muito com tempo das coisas, das receitas e dos processos. Você precisa se organizar muito", pondera. 

Mesmo sendo o medo de muitos cozinheiros, inclusive profissionais, dentro e fora do MasterChef, Franklin celebra as lições que teve na confeitaria. "Foi onde eu aprendi a ter disciplina. Não que os cozinheiros não tenham, mas é um tipo diferente: seguir a receita, saber o porquê das coisas, ter paciência", descreve.  

Motivos para estar MasterChef Profissionais com confeiteiros  

Para incentivar os confeiteiros profissionais que ainda estão na dúvida se devem ou não se inscrever no MasterChef Profissionais 2024, Franklin listou três motivos para você clicar aqui e tentar sua chance no programa. Confira: 

1. O MasterChef muda vidas  

Para começar, Franklin menciona o impacto que a participação no programa tem na vida de uma pessoa. "O MasterChef muda a sua vida, é uma experiência maravilhosa. Com certeza você não vai se arrepender de participar — eu não me arrependi", garante.  

2. A cozinha mais famosa do Brasil  

Que tal entrar na cozinha mais famosa do Brasil e ainda conhecer os jurados Erick Jacquin, Helena Rizzo e Henrique Fogaça? "A cozinha é incrível, os ingredientes são maravilhosos e as provas te levam ao limite do que você talvez não achava que fosse. Então é um lance de superação também", explica Franklin.  

3. Diversão garantida 

Apesar da tensão que existe no MasterChef, também é possível dar boas risadas no programa e se divertir. "É muito divertido! Eu imagino que uma temporada de confeitaria seja mais divertida ainda", conclui Franklin.  

Tópicos relacionados