Masterchef

Ex-MasterChef encoraja confeiteiros a se inscreverem no programa: "Oportunidade"

Participante da 3ª temporada do MasterChef Profissionais, Thales Alves relembra os desafios de confeitaria da sua edição

Por Aline Naomi

Pavor dos cozinheiros, até mesmo dos profissionais, a confeitaria sempre esteve presente nas temporadas do MasterChef Brasil. Foi em uma prova com sobremesa, inclusive, que Thales Alves conquistou seu avental na 3ª temporada do MasterChef Profissionais. O desafio foi cozinhar algo doce com gorgonzola.  

"Na época, eu dava aula de confeitaria, mas era para iniciantes. Eram aulas dentro da faculdade, no primeiro semestre", explica o ex-participante em entrevista ao Band.com.br. "Era o básico: um creme anglaise, uma choux... Não envolvia grandes técnicas gastronômicas." 

Thales descreve sua primeira prova no MasterChef como "uma pancada na cabeça". "Foi uma loucura. Por mais que eu tenha proximidade com a confeitaria, não é algo que me deixa muito confortável", confessa o chef. 

Ele ainda esclarece o porquê de tantos cozinheiros temerem as sobremesas. "A confeitaria é muito milimétrica. Não é algo que você consegue fazer só de olho", pondera. "Na cozinha salgada, a gente consegue consertar rapidinho se der algum 'BO', mas na confeitaria não é assim. Se você colocar 15 gramas de açúcar a mais, já era." 

Uma doce mudança na vida

Aproveito para comentar sobre a nova edição do MasterChef Profissionais com confeiteiros, e Thales garante que vai parar seus dias para assistir à temporada. "Aplaudirei quem estiver lá, porque é muito complicado", afirma. "Vai ser uma coisa de deixar todo mundo com o coração palpitando, porque tudo pode dar errado, mas tudo pode dar certo!" 

O chef de cozinha, inclusive, incentiva que confeiteiros profissionais se inscrevam no programa. "Principalmente quem está dentro das confeitarias, que faz milagres, que tem pouquíssimo tempo para fazer um pedido de última hora (que a gente sabe que existe), se inscreva", encoraja. "Pode ser a oportunidade de a pessoa simplesmente mudar a vida fazendo o que já faz muito bem. É só não ter medo." 

Tópicos relacionados