Nois na Firma

Diretor de Nóis na Firma diz que TV aberta estava com deficiência de humorístico

Novo humorístico da Band com elenco de peso estreia neste sábado, dia 3 de setembro, às 21h, na tela da Band

Gisele Alquas

"Nóis na Firma": Diretor Mauricio Donato passa cenas com Moacyr Franco
"Nóis na Firma": Diretor Mauricio Donato passa cenas com Moacyr Franco
Divulgação

Estreia neste sábado, 3 de setembro, às 21h, na Band, o humorístico “Nóis na Firma”, que promete muita diversão. O elenco é formado por nomes de peso como Moacyr Franco, Gorete Milagres, Marcelo Médici, os integrantes do Café com Bobagem, Valéria Vitorianno, Ana Paula Minerato, Mônica Augusto e Arícia Silva.

O humorístico mostra o dia a dia cômico e o relacionamento caótico entre proprietários e clientes “losers” de um coworking que, envolvidos num golpe, tornam-se sócios da mesma empresa e herdam uma enorme dívida.

O diretor geral do programa, Mauricio Donato, comemora o retorno do sitcom na TV aberta. “A Band entendeu a necessidade que o mercado da TV aberta estava com deficiência em conteúdo de humor. Tem o sucesso do ‘Perrengue’, mas o programa tem uma característica diferente da nossa narrativa. O ‘Nóis na Firma’ é baseado em dramaturgia, uma comédia de situação”, explica.


“É o primeiro projeto após 20 anos de uma história enorme da Band com humor. O primeiro passo que a emissora teve foi com a turma do Café com Bobagem, que já era contratado da mesmo antes da minha entrada. E os integrantes entenderam junto com a emissora que era importante também fazer um sitcom. Entrei no projeto como um diretor que tem muita experiência. Já dirigi outros sitcons, em outras grandes redes de televisão”, diz Mauricio. 

O diretor conta que o primeiro passo da criação de “Nóis da Firma” foi da jornalista Rosana Hermann, em parceria com a turma do Café com Bobagem no início do ano. “Quando entrei, já tinha uma estrutura de elenco pensada. Quando assumi a direção geral do programa, fiz algumas readequações, de construção dos personagens, que são icônicos, como Filó (Gorete Milagres), Rossicléa (Valéria Vitorianno), Moacyr Franco, Médici, a galera do Café com Bobagem, que tem mais de 30 anos de experiência no humor. É uma turma muito forte da comédia brasileira”, elogia. 

Como surgiu o termo sitcom

O termo sitcom vem da expressão do inglês “Situation Comedy”, que em tradução livre quer dizer comédia de situação. A principal característica é fazer humor com enredos cotidianos, como o dia a dia de uma família. 

O Brasil teve produções consagradas no formato como “Família Trapo”, na década de 1960; “A Guerra dos Pintos”, grande sucesso da Band (1999), “Sai de Baixo”, “A Grande Família” entre outros. 

Mas poucos programas retrataram as relações de trabalho de uma empresa. O “Nóis na Firma” é inspirado em séries de sucesso como “The Office” e “Brooklin Nine-Nine”. Mauricio Donato acredita que com o poder da internet, o programa terá muito mais alcance. 

“Hoje você vê produtos baseados na internet. Nós não podemos perder isso porque precisamos buscar engajamento, trazer aquela audiência que não existe na TV aberta para a TV aberta principalmente o público mais jovem que está completamente conectado”. 

“Queremos atingir o público de A a Z. Pensamos na construção de personagens com composição que vão desde da TV aberta até as redes sociais. Por exemplo, teremos uma uma influencer digital, que é Glorinha Real (Ana Paula Minerato). Ela está o tempo inteiro com o celular fazendo lives. Será uma grande brincadeira. Também temos Arícia Silva, quem já tem milhares de seguidores. O Marcelo Médici, um grande ator e um ótimo comediante que atrai o público jovem. Além da galera do digital, queremos atrair o público off-line, que conhece Filó, Rossicléa, Moacyr Franco, a galera do Café com Bobagem”, enfatiza o diretor.

A atriz e professora de teatro Mônica Augusto, que desbancou 52 candidatas que passaram por testes, interpreta Marta Lúcia. “Ela é a nossa dona do prédio do ‘Nóis na Firma’. Mônica é uma atriz maravilhosa”, elogia Donato.

Roteiristas de peso

O “Nóis na Firma” tem redação final de Márcio Araújo (dos sticons "Sai de Baixo" e "Partiu Shopping", além de outros sucessos do humor) e supervisão de texto de Claudio Torres Gonzaga, criador do “Comédia em Pé”, primeiro show de comédia stand-up do Brasil. Torres também trabalhou no sitcom “A Grande Família”, já assinou a redação final de humorísticos como “Sob Nova Direção” e “Zorra Total”, entre outros. “São grandes roteiristas com muita experiência”, afirma o diretor.

Ainda conta com uma equipe de 08 roteiristas, vindos de sitcons, da comédia e do stand-up: Beth Moreno, Cristina Fagundes, Danilo Radke, Fabio Brandi Torres, Franz Keppler, Pedro Casali, Priscila Castello Branco e Renato Tortorelli

"A Band está sendo visionária de criar o ‘Nóis na Firma’ no momento certo, voltando com sitcoms na TV aberta antes de todo mundo. A emissora enxergou essa lacuna e quer preencher esse espaço”, conclui Donato.

Os episódios, com cerca de 45 minutos de duração cada, foram gravados nos Estúdios Vera Cruz em parceria com a produtora PRH-9 Produções.