Notícias

A vitória de Max Verstappen no GP de Mônaco, vista de dentro da Red Bull

Emanuel Colombari

Imagem: Emanuel Colombari/Band
Imagem: Emanuel Colombari/Band

As instalações da Red Bull no Grande Prêmio de Mônaco de 2023 chamaram a atenção de quem passava pelo local. Enquanto todas as rivais levaram seus motorhomes para um espaço pré-determinado, perto da curva Rascasse, o time austríaco contou com uma plataforma flutuante para receber pilotos, funcionários e convidados.

O local, ancorado no bairro de La Condamine, foi bastante movimentado durante os três dias da programação da prova. Casa também da AlphaTauri, o flutuante recebeu uma festa agitada na noite de sábado (28), com direito a partidas de pôquer que contaram com os brasileiros Neymar e André Akkari.

Ao longo do fim de semana, no entanto, a movimentação era menos glamourosa. O prédio principal oferecia buffet para os funcionários das duas equipes em todas as refeições, com direito a cafés e sobremesas. Os pavimentos superiores serviam ainda para agendas particulares, como reuniões entre pilotos e dirigentes, ou para eventos promocionais. O acesso ao prédio, no entanto, era bastante restrito.

Leia também:

Aos convidados, dois outros espaços, ambos com generosa oferta de comes e bebes. No piso inferior, os frequentadores tinham à disposição um bar, mesas com cadeiras e um simulador de corridas, além de dois carros dos times em exposição. O piso superior também tinha um bar e mesas com cadeiras, além de uma grande piscina de bolinhas.

A ligação entre os dois pisos era feita por uma escada, que circundava um espaço de especial atenção. Ali, um palco foi utilizado em diversas ocasiões, principalmente para sessões de perguntas e respostas com os pilotos. Max Verstappen, Sergio Pérez, Daniel Ricciardo e Yuki Tsunoda compareceram – apenas Nyck de Vries não esteve ali. Eventualmente, apresentações musicais também aconteciam ali.

E foi o telão do palco o escolhido por boa parte dos presentes para acompanhar o GP de Mônaco. Ainda que muita gente tivesse acesso às arquibancadas, a opção pela comodidade parece ter sido a vencedora por parte de algumas dezenas de presentes.

As participações de Verstappen e Pérez deixaram pouco motivo para burburinho. Enquanto o holandês largou da pole position e venceu praticamente sem ser ameaçado por Fernando Alonso, segundo colocado, o mexicano largou da última posição depois de um acidente na classificação de sábado, e sofreu com a tradicional dificuldade que Mônaco oferece para ultrapassagens. No fim, foi 16º.

Mas se alguém nas instalações flutuantes esperava a presença de celebridades internacionais no local para a corrida, pode ter se frustrado. A equipe contou com as visitas de nomes como Kylie Minogue, Tom Holland e Neymar, mas todos eles acompanharam a prova de um lugar mais reservado, longe dali, com direito a visitas aos boxes.

Muita gente se aglomerou dentro e fora do local para esperar pela chegada de Max Verstappen para comemorar. No entanto, com a chuva fina que ameaçava voltar a cair, houve quem preferisse encerrar a festa por ali mesmo e ir embora antes de encontrar o vencedor da corrida.

A reportagem viajou a convite da PokerStars, patrocinadora oficial da Oracle Red Bull Racing.

Emanuel Colombari

Emanuel Colombari é jornalista com experiência em redações desde 2006, com passagens por Gazeta Esportiva, Agora São Paulo, Terra e UOL. Já cobriu kart, Fórmula 3, GT3, Dakar, Sertões, Indy, Stock Car e Fórmula 1. Aqui, compartilha um olhar diferente sobre o que rola na F-1.