De novo ele! Leclerc lidera também o terceiro treino livre do GP da Espanha

Atual líder do campeonato, piloto da Ferrari é o mais veloz em todos os treinos livres em Barcelona

Temporada 2022 de Fórmula 1
Barcelona
3º treino livre - Espanhaundefined

Charles Leclerc repetiu o domínio do primeiro dia de atividades do GP da Espanha e liderou também o terceiro e último treino livre em Barcelona, na manhã deste sábado. 

Apesar da soberania do piloto da Ferrari, o melhor tempo do monegasco nesta última sessão (1:19.772) foi mais alto que a melhor marca dele na sexta-feira, que foi de 1:19.670. Ambas as marcas foram anotadas com os pneus macios.

Max Verstappen foi o segundo mais veloz, a +0.072 da marca do rival, seguido por George Russell, a +0.148, Lewis Hamilton, a +0.230 e Carlos Sainz fechando o top 5, a +0.357.

Confira o resultado do TL3

 

Sessão tranquila e sem escapadas 

O terceiro treino livre transcorreu sem bandeiras vermelhas, batidas, escapadas e/ou rodadas. Apenas dois incidentes marcaram a sessão, e ambos foram pequenos princípios de incêndio. 

O primeiro foi na AlphaTauri de Gasly, quando o piloto ainda deixava os boxes. Por causa do problema, ainda não revelado pela equipe, o piloto não participou do treino.

O segundo foi na Haas de Mick Schumacher, no freio traseiro direito. O alemão conseguiu retornar aos boxes e os mecânicos agiram rápido para extinguir as chamas. 

Os pilotos voltam à pista às 11h para a classificação do GP da Espanha.

Confira o lance a lance do TL3 abaixo!

Tempo real

  • 09h00

    Cronômetro zerado no terceiro treino livre

    Assim fica o top 10 do TL3



    1. Leclerc, Ferrari


    2. Verstappen, Red Bull


    3. Russell, Mercedes


    4. Hamilton, Mercedes


    5. Sainz, Ferrari


    6. Perez, Red Bull


    7. Norris, McLaren


    8. Magnussen, Haas


    9. Bottas, Alfa Romeo


    10. Ocon, Alpine




    Em breve, um resumo da sessão.

  • 08h50

    10 minutos para o fim

  • 08h45

    George Russell em segundo!

    Piloto da Mercedes não faz o melhor tempo, mas fica em segundo, com 1:19.920, tempo 0.148 mais alto que do líder Leclerc

  • 08h37
    Charles Leclerc

    Briga interna na Ferrari

    Sainz chega a baixar o tempo e assumir a liderança, com 1:20.129, mas Leclerc baixa o tempo logo em seguida ao fazer 1:19.772 e reassume a ponta. Ambos os pilotos de pneus macios

  • 08h30

    Meia hora de treino

  • 08h22
    Charles Leclerc

    Apareceu o Leclerc

    Monegasco da Ferrari calça os pneus macios, vai para a pista e anota o melhor tempo do dia, com 1:20.278

  • ChuHaasquinho?

  • 08h18
    Carlos Sainz

    Sainz deu as caras

    Espanhol deixa os boxes e já faz a volta mais rápida, com 1:20.484, de pneus macios. A marca ainda é mais alta que o melhor tempo desta sexta-feira, que ficou na casa de 1:19.6

  • 08h15
    Mick Schumacher

    Outro princípio de incêndio controlado

    Haas de Mick Schumacher tem princípio de incêndio no freio da roda direita traseira e mal consegue parar nos boxes, mas equipe usa extintores para eliminar as chamas

  • 08h10
    Valtteri Bottas

    Treino preguiçoso nesse início

    Nesses primeiros 10 minutos, apenas 5 pilotos marcaram volta rápida. E Bottas é o mais veloz, com 1:21.326, feito com os pneus macios

  • 08h05
    Pierre Gasly

    Situação esquisita para Gasly

    A equipe mal liga o carro de Pierre Gasly e a AlphaTauri do francês começa a fumar. Mecânicos correm para extinguir o princípio de incêndio e recolhem o carro para a garagem

  • 08h00

    Tá valendo o terceiro treino livre

    Sinal verde para a última sessão de treinos livres do GP da Espanha, com 60 minutos de duração

  • A polêmica entre Aston Martin e Red Bull ainda vai dar o que falar, hein?!

  • Algumas informações da temporada 2022 de F1

    - 19 PONTOS SEPARAM O LÍDER DO CAMPEONATO, CHARLES LECLERC, DO VICE-LÍDER MAX VERSTAPPEN (104 A 85). NÃO HOUVE TROCA DE LÍDER EM 2021.

    - NO MUNDIAL DE CONSTRUTORES, SEIS PONTOS SEPARAM A LÍDER FERRARI DA SEGUNDA COLOCADA RED BULL (157 A 121).

    - ENTRE OS PILOTOS, MAX VERSTAPPEN TEM TRÊS VITÓRIAS, CONTRA DUAS DE CHARLES LECLERC.

    - NO NÚMERO DE POLE POSITIONS, NAS CINCO CORRIDAS DE 2021, CHARLES LECLERC TEM DUAS, CONTRA DUAS DE MAX VERSTAPPEN E UMA DE SERGIO PÉREZ.

    - NAS VOLTAS MAIS RÁPIDAS, CHARLES LECLERC TEM TRÊS CONTRA DUAS DE MAX VERSTAPPEN.

    - CHARLES LECLERC TAMBÉM É O PILOTO QUE MAIS LIDEROU EM 2022: 151 DAS 285 VOLTAS, NUM APROVEITAMENTO DE 53 POR CENTO. TAMBÉM LIDERARAM MAX VERSTAPPEN (117 VOLTAS), SERGIO PÉREZ (14) E CARLOS SAINZ (3).

    - NENHUMA EQUIPE FORA FERRARI (154 VOLTAS) E RED BULL (131) LIDEROU NESTE ANO.

    - DEZOITO DOS VINTE PILOTOS REGULARES DO GRID JÁ MARCARAM PONTOS EM 2022. SÓ MICK SCHUMACHER E NICHOLAS LATIFI AINDA NÃO SOMARAM. NICO HULKENBERG, QUE SUBSTITUIU VETTEL NA ASTON MARTIN EM DOIS GPs, TAMBÉM ZEROU.

    - TODAS AS DEZ EQUIPES JÁ PONTUARAM EM 2022.

    - SETE PILOTOS JÁ SUBIRAM AO PÓDIO NA TEMPORADA 2022: CHARLES LECLERC (QUATRO), CARLOS SAINZ (TRÊS), MAX VERSTAPPEN (TRÊS), SERGIO PÉREZ (DUAS) E LEWIS HAMILTON (UMA), GEORGE RUSSELL (UMA) E LANDO NORRIS (UMA).

    - APENAS DOIS PILOTOS COMPLETARAM TODAS AS 285 VOLTAS DISPUTADAS EM 2022: CHARLES LECLERC E GEORGE RUSSELL. DOS PILOTOS QUE DISPUTARAM TODAS AS QUATRO PROVAS, CARLOS SAINZ FOI O QUE MENOS ANDOU (165 VOLTAS).

    - BARCELONA SERÁ O TERCEIRO DE 16 CIRCUITOS NO SENTIDO HORÁRIO QUE OS PILOTOS VÃO ENCONTRAR NAS 23 PROVAS DO CALENDÁRIO. OS OUTROS JÁ UTILIZADOS NESTE ANO FORAM BAHREIN E MELBOURNE.

  • Pneus do fim de semana

    Para a Espanha, a Pirelli trouxe a gama mais dura disponível, formada pelos compostos C1, C2 e C3. O asfalto de Barcelona é conhecido por mastigar os pneus, situação que se agrava com o calor que faz na pista, que tem beirado os 50º

  • Grande público para ver Carlos Sainz em Barcelona