Max Verstappen teve trabalho, mas conquistou neste sábado (8) a pole position para o Grande Prêmio da Inglaterra, em Silverstone.
O holandês da Red Bull liderava o Q3 com a marca de 1:27.084, mas foi surpreendido por Lando Norris, que fez 1:26.961 na última tentativa e assumiu a primeira posição. No entanto, Verstappen reagiu na última volta, marcou 1:26.720 e retomou a pole, deixando o britânico da McLaren no segundo lugar.
A pole foi a sétima do bicampeão em dez corridas na temporada 2023, a quinta consecutiva. Antes, ele largou da posição de honra dos GPs de Bahrein, Austrália, Mônaco, Espanha, Canadá e Áustria. Em todas as ocasiões citadas, foi também o vencedor da corrida.
Companheiro de Norris, Oscar Piastri larga em terceiro lugar. Já o mexicano Sergio Pérez, companheiro de equipe de Verstappen na Red Bull, decepcionou: foi eliminado no Q1, larga em 16º lugar e ficou fora do Q3 pela quinta etapa seguida.
A Ferrari mostrou um ritmo competitivo, com Charles Leclerc em quarto e Carlos Sainz em quinto. Na Mercedes, George Russell larga em sexto, com Lewis Hamilton em sétimo.
Alexander Albon (Williams) andou entre os líderes nos treinos livres, mas teve que se contentar com o oitavo lugar no grid. Completando o Top 10, Fernando Alonso (Aston Martin) ficou em nono, com Pierre Gasly (Alpine) em décimo.
Valtteri Bottas, que foi 15º na classificação para o GP da Inglaterra, foi desclassificado da sessão, já que a FIA não conseguiu retirar 1 litro de combustível do seu carro após o treino, conforme regra exige para que a direção de prova possa analisar a gasolina usada.
Com a desclassificação do finlandês, Pérez, Tsunoda, Zhou, De Vries e Magnussen sobem uma posição.
Os pilotos agora voltam à pista neste domingo (9), às 11h (horário de Brasília), para a largada do GP da Inglarerra. O Band.com.br exibe a prova ao vivo.
Confira como foi a classificação do GP da Inglaterra: