Max Verstappen conquistou neste sábado (29) a pole position para a corrida sprint do GP da Bélgica. A etapa em Spa-Francorchamps é a 12ª da temporada 2023 da Fórmula 1.
Na última tentativa do SQ3, o holandês da Red Bull marcou 1:49.056 e faturou o primeiro lugar. Oscar Piastri (McLaren), que vinha liderando com 1:49.067, ficou com o segundo lugar.
A Ferrari teve um desempenho competitivo, colocando Carlos Sainz em terceiro e Charles Leclerc em quarto. Pelos lados da Mercedes, Lewis Hamilton ficou em sétimo, com George Russell em décimo.
Na Alpine, Pierre Gasly chegou a liderar, mas ficou com o sexto lugar, enquanto Esteban Ocon foi o nono. Completando as dez primeiras posições, Lando Norris (McLaren) foi o quinto, com Sergio Pérez (Red Bull) em oitavo.
Com asfalto úmido, a sessão foi marcada pelas dificuldades que os pilotos tiveram para manter os carros na pista. Quem levou a pior foi Lance Stroll, da Aston Martin, que bateu no fim do SQ2.
Ainda neste sábado, os pilotos voltam à pista para a largada da corrida sprint às 12h05 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo do Band.com.br. A corrida principal acontece neste domingo (30), a partir das 10h (de Brasília).