Com estratégia certeira, Pérez segura rivais e vence GP de Mônaco

Prova foi marcada por chuva e acidente; mexicano assumiu liderança no começo, mas viu concorrência no espelho até o fim

Temporada 2022 de Fórmula 1
Mônaco
GP de Mônaco

Sergio Pérez venceu neste domingo (29) o Grande Prêmio de Mônaco, a sétima prova da temporada 2022 da Fórmula 1. Beneficiando por uma estratégia certeira no começo da corrida e pela chuva que bagunçou a programação, Checo se segurou em primeiro e conquistou a terceira vitória da carreira na categoria.

Com as interrupções causadas pela chuva e pelo acidente de Mick Schumacher, a prova foi encerrada pelo limite de tempo. Com um acerto na troca de pneus, Pérez assumiu a dianteira no começo, mas teve trabalho para segurar a primeira posição – nas voltas finais, o mexicano ficou à frente de Carlos Sainz (Ferrari), Max Verstappen (Red Bull) e Charles Leclerc (Ferrari), que vieram logo atrás na linha de chegada.

Diante da chuva, a largada foi feita com muita cautela – Lance Stroll (Aston Martin) e Nicholas Latifi (Williams) chegaram a sofrer acidentes leves mesmo sob safety car. O carro-madrinha só deixou a pista no fim da segunda volta, o que permitiu ao pole position Charles Leclerc fazer uma largada segura. O monegasco se manteve em primeiro, à frente de Carlos Sainz. 

Com a situação mais controlada, os pilotos passaram a trocar os pneus em busca de compostos intermediários, tentando aproveitar o asfalto que começava a secar. Entre os líderes, Pérez trocou na volta 17 e caiu de terceiro para quinto, com boa margem para ganhar terreno. Leclerc e Verstappen pararam na volta 19, voltando atrás do mexicano – que, a essa altura, estava atrás apenas de Carlos Sainz.

O espanhol trocou na volta 19 e colocou pneus duros. A Red Bull chamou os dois pilotos na volta 22. Resultado: Pérez voltou na frente, com Sainz em segundo e Verstappen em terceiro.

A prova foi paralisada após o acidente espetacular de Schumacher na volta 27. Depois de mais uma bandeira vermelha, Pérez seguiu na liderança, segurando Sainz e Verstappen. Com a prova decidida no limite do tempo, o mexicano se viu pressionado até o fim, mas conseguiu se segurar em primeiro lugar venceu em Monte Carlo.

Completando a zona de pontuação, George Russell (Mercedes) foi quinto, Lando Norris (McLaren) foi sexto, Fernando Alonso (Alpine) foi sétimo, Lewis Hamilton (Mercedes) foi oitavo, Valtteri Bottas (Alfa Romeo) foi nono e Sebastian Vettel (Aston Martin) foi décimo. Norris fez a volta mais rápida e levou um ponto a mais.

Agora, os pilotos voltam à pista para o Grande Prêmio do Azerbaijão, em Baku. A etapa acontece entre os dias 10 e 12 de junho e terá mais uma vez cobertura completa do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

Confira como foi a corrida:

Tempo real

  • Até mais!

    Muito obrigado pela audiência. Em breve um resumo da corrida.

    Voltamos a nos encontrar em 12 de junho com o GP do Azerbaijão. Até lá!

  • Resultado do GP de Mônaco

  • Pérez se emociona e equipe vibra junto

  • Sergio Pérez

    Fala, Checo

    CHECO: “É um sonho realizado. É um grande dia para mim e para o meu país”

  • Max Verstappen

    Fala, Max

    MAX: "Resultado incrível para o Checo, estou muito feliz por ele. Podemos ficar muito satisfeitos com este domingo!"

  • Carlos Sainz

    Fala, Carlos

    CARLOS: “Senti que fizemos tudo o que tínhamos que fazer… você pode entender a frustração. Não vou reclamar muito. Checo fez uma grande corrida”

  • 13h03
    Sergio Pérez

    SIMPLESMENTE SERGIO PÉREZ

    Mexicano segura pelotão e vence o GP de Mônaco de 2022 em uma corrida movimentada

    Esta é a terceira vitória de Pérez na F1, a primeira dele no ano, a 5ª do México na F1

  • 10 minutos para o fim da corrida

    Sainz, Verstappen e Leclerc colam em Pérez, que vai se virando para segurar a liderança

  • Use #F1naBand para participar







  • Corrida agora em regressiva por tempo

    Como houve grandes interrupções por causa da chuva e da bandeira vermelha, a corrida não terminará com todas as voltas concluídas, mas por tempo. Faltam 20 minutos para a bandeira quadriculada

  • Sainz da frente

    Sainz faz 1:18.150, o tempo mais rápido da corrida até agora!

  • Esteban Ocon

    Punido

    Francês da Alpine é punido com 5s por causar colisão com Hamilton

  • 12h17

    Corrida reiniciada

    A corrida é resumida atrás do safety car. Os retardatários vão tirando a volta que tomaram e voltando para a posição correta

  • Volta 30/77

    Atenção!

    O grid antes da relargada

  • Corrida recomeçará em breve

    A prova será reiniciada às 12h15 com os carros em movimento, e não parados nos grid.

  • REVEJA!

  • Reveja!

Veja todos