Charles Leclerc conquistou neste sábado (11) a pole position para o Grande Prêmio do Azerbaijão, oitava etapa da temporada 2022 da Fórmula 1.
Com a marca de 1:41.359, o monegasco da Ferrari levou a melhor na disputa com a dupla da Red Bull – Sergio Pérez larga em segundo, enquanto Max Verstappen é o terceiro. Carlos Sainz, da Ferrari, completa a segunda fila na quarta posição.
A pole é a 15ª de Leclerc na Fórmula 1, sendo a sexta na temporada e a quarta consecutiva. No entanto, nas outras cinco vezes em que largou na frente em 2022, venceu apenas duas provas: Bahrein e Austrália. Nas outras três (Miami, Espanha e Mônaco), conquistou como melhor resultado o segundo lugar em Miami.
O Q1 deste sábado teve um protagonista inesperado: Lance Stroll. Primeiro, o canadense da Aston Martin perdeu a ponto de frenagem em uma curva e foi parar nas barreiras, sem gravidade; depois, não conseguiu tangenciar na curva 2 e atingiu o muro, agora com mais danos. Com a quebra na roda dianteira direita de Stroll, a qualificação foi paralisada a 2:30 do fim.
Com o fim da bandeira vermelha, os pilotos tiveram pouco tempo para buscar a volta ideal por uma vaga no Q2. Na retomada, Valtteri Bottas escapou por pouco e pegou o 15º lugar. Foram eliminados Kevin Magnussen (Haas) em 16º, Alexander Albon (Williams) em 17º, Nicholas Latifi (Williams) em 19º e Mick Schumacher (Haas) em 20º - além do próprio Stroll, que ficou em 19º. Albon terminou reclamando da Alpine de Fernando Alonso, que teria alterado uma freada para atrapalha-lo.
No Q2, foi a vez de Sebastian Vettel dar susto na Aston Martin, igualmente perdendo a freada e parando sem avarias consideráveis no bico do carro. Mesmo assim, o alemão conseguiu o sétimo lugar e passou para o Q3. Foram eliminados Lando Norris (McLaren) em 11º, Daniel Ricciardo (McLaren) em 12º, Esteban Ocon (Alpine) em 13º, Guanyu Zhou (Alfa Romeo) em 14º e Valtteri Bottas (Alfa Romeo) em 15º.
No Q3, Ferrari e Red Bull disputaram as primeiras posições. Mas Charles Leclerc marcou 1:41.359 e desbancou Sainz, que ficou a 0.455. Verstappen tentou superar o monegasco, mas ficou a 0.347. Pérez vinha por último e marcou uma volta a 0.282 de Leclerc, em segundo lugar.
Os pilotos voltam à pista agora neste domingo para a corrida. O Grande Prêmio de Baku tem largada marcada para as 8h (horário de Brasília) e cobertura completa do Grupo Bandeirantes de Comunicação.
Confira como foi a classificação deste sábado em Baku: