Verstappen vence GP do Japão e fatura título da F1 após punição a Leclerc

Monegasco chegou em segundo, mas perdeu uma posição após cortar chicane na última volta

Temporada 2022 de Fórmula 1
Japão
GP do Japão 2022undefined

Um confuso Grande Prêmio do Japão coroou Max Verstappen neste domingo (9) como o campeão da temporada 2022 da Fórmula 1.

O holandês da Red Bull venceu a prova, que sofreu um atraso de mais de duas horas em decorrência das chuvas e teve apenas 28 voltas. Charles Leclerc (Ferrari) chegou em segundo e Sergio Pérez (Red Bull) completaria o pódio em terceiro.

No entanto, Leclerc foi punido por uma manobra na última volta, quando perdeu a freada da chicane e cortou caminho para se proteger de Pérez. A direção de prova acrescentou cinco segundos ao tempo do monegasco, que caiu para terceiro.

Como as 28 voltas foram suficientes para a distribuição integral dos pontos, Verstappen somou 25 pontos, contra 18 do companheiro da Red Bull e 15 do rival da Ferrari. Foi o suficiente.

Assim, Verstappen chegou a 366 pontos, contra 237 de Leclerc e 235 de Pérez. Como há 112 pontos em disputa nas últimas quatro corridas do ano, o monegasco da Ferrari pode chegar apenas a 359 pontos.

Esteban Ocon (Alpine) ficou com o quarto lugar, após segurar a pressão de Lewis Hamilton (Mercedes), que foi quinto. Sebastian Vettel (Aston Martin) foi o sexto, Fernando Alonso (Alpine) foi sétimo, e George Russell (Mercedes) foi o oitavo. Lando Norris (McLaren) foi décimo.

Nicholas Latifi (Williams) teve uma apresentação sólida e chegou em nono lugar, somando dois pontos e conquistando os primeiros pontos da temporada. O canadense era o único titular da temporada que ainda não havia somado pontos.

A Fórmula 1 retorna agora nos dias 21, 22 e 23 de outubro, quando acontece o Grande Prêmio dos Estados Unidos. A etapa, mais uma vez, terá cobertura completa do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

Confira como foi o GP do Japão:

Tempo Real

  • Por hoje é só!

    Mas a Fórmula 1 continua!

    A próxima parada é o Grande Prêmio dos Estados Unidos, em Austin, entre os dias 21 e 23 de outubro - com cobertura, mais uma vez, do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

    Até lá!

  • Max Verstappen

    Não entendeu?

    A gente explica:

    Como a corrida passou da metade, a organização distribuiu integralmente os pontos. Assim, Verstappen levou 25 pontos e chegou a 360.

    Charles Leclerc, com o terceiro lugar, foi a 237. Como o monegasco pode somar no máximo 112 pontos até o fim do campeonato, chegaria a 359.

    Assim, o holandês da Red Bull é bicampeão mundial de Fórmula 1!

  • Max Verstappen

    VERSTAPPEN CAMPEÃO 2022

    Os comissários punem Charles Leclerc com 5 segundos após a manobra no fim, o que derruba o monegasco da Ferrari para o terceiro lugar. Sergio Pérez herda o segundo lugar.

    Com a combinação de resultados, Max Verstappen já não pode ser alcançado na liderança do Mundial de pilotos e é campeão da temporada 2022 da Fórmula 1!

  • Max Verstappen

    Vitória de Max Verstappen

    Max Verstappen (Red Bull) vence de ponta a ponta o GP do Japão.

    Charles Leclerc (Ferrari) é o segundo, com Sergio Pérez (Red Bull) em terceiro.

    O monegasco, no entanto, pode ser punido depois de perder a freada na chicane e cortar por fora para se manter à frente do mexicano.

  • Última volta

    Cronômetro zerado

    Max Verstappen (Red Bull) abre a última volta. Pontuação da corrida será distribuída pela metade.

  • 1 minuto

    Pressão

    E segue a briga entre Charles Leclerc (Ferrari) e Sergio Pérez (Red Bull). O mexicano vem para o bote nas últimas voltas.

  • 8 minutos

    As disputas na pista

    Enquanto Lewis Hamilton (Mercedes) pressiona Esteban Ocon (Alpine) em busca da quinta posição, Sergio Pérez (Red Bull) encosta em Charles Leclerc (Ferrari) para tentar o segundo lugar.

  • 10 minutos

    Os 10 primeiros

    Na reta final da corrida, temos:



    1. Max Verstappen (HOL/Red Bull)


    2. Charles Leclerc (MON/Ferrari)


    3. Sergio Pérez (MEX/Red Bull)


    4. Esteban Ocon (FRA/Alpine)


    5. Lewis Hamilton (GBR/Mercedes)


    6. Sebastian Vettel (ALE/Haas)


    7. Fernando Alonso (ESP/Alpine)


    8. George Russell (GBR/Mercedes)


    9. Nicholas Latifi (CAN/Williams)


    10. Lando Norris (GBR/McLaren)


  • Briga por posição

    Esteban Ocon (Alpine) se segura como pode da pressão de Lewis Hamilton (Mercedes), determinado a ultrapassar o francês.

  • 16 minutos
    Max Verstappen

    Focado

    Enquanto isso, Max Verstappen (Red Bull) lidera em céu de brigadeiro. O holandês tem 13.4 de vantagem para Charles Leclerc (Ferrari), que vem em segundo.

  • 20 minutos
    Charles Leclerc

    Problemas?

    Charles Leclerc (Ferrari), segundo e com a volta mais rápida, conversa com a equipe no rádio sobre uma possível parada. Pergunta quantas posições perderia se entrasse nos boxes. A resposta: cinco.

  • 26 minutos
    Mick Schumacher

    Mick nos boxes

    Mick Schumacher, enfim, trocou pneus. E caiu para a 18ª posição.

  • 27 minutos

    Os dez primeiros

    A classificação de momento:



    1. Max Verstappen (HOL/Red Bull)


    2. Charles Leclerc (MON/Ferrari)


    3. Sergio Pérez (MEX/Red Bull)


    4. Esteban Ocon (FRA/Alpine)


    5. Lewis Hamilton (GBR/Mercedes)


    6. Sebastian Vettel (ALE/Haas)


    7. Fernando Alonso (ESP/Alpine)


    8. Nicholas Latifi (CAN/Williams)


    9. Lando Norris (GBR/McLaren)


    10. Yuki Tsunoda (JAP/AlphaTauri)


  • 30 minutos
    Mick Schumacher

    Tudo ou nada?

    Mick Schumacher (Haas) é o único a ainda apostar nos pneus azuis, mas não vai dando muito certo e o alemão já cai para a sexta posição.

  • 34 minutos
    Max Verstappen

    Verstappen lidera

    Fernando Alonso (Alpine) e Daniel Ricciardo (McLaren) vão para as trocas de pneus. Mick Schumacher (Haas) resiste por pouco tempo na liderança, até ser ultrapassado por Max Verstappen (Red Bull).

  • 35 minutos

    Nos boxes

    Os ponteiros vão para os boxes para colocar pneus. Os pilotos de Red Bull, Ferrari e Mercedes apostam nos pneus intermediários.

    Neste momento, os três primeiros estão com pneus de chuva: Fernando Alonso (Alpine), Daniel Ricciardo (McLaren) e Mick Schumacher (Haas).

  • 38 minutos

    Estratégia

    Sebastian Vettel (Aston Martin) e Nicholas Latifi (Williams) apostam nos pneus intermediários e saem praticamente juntos dos boxes. A dupla é a primeira a trocar os pneus azuis pelos verdes.

Veja todos