Um acidente nos segundos finais do Q3 deu a Lando Norris a pole position para o GP dos Estados Unidos. O Circuito das Américas recebe a 19ª etapa da temporada 2024 da Fórmula 1.
O britânico da McLaren liderava a classificação e fazia a última tentativa de melhorar o próprio tempo. Simultaneamente, Max Verstappen vinha em segundo com a Red Bull e também tentava baixar a marca para assumir a liderança.
No entanto, George Russell sofreu um acidente e provocou uma bandeira amarela no setor 3. Com a advertência, os pilotos na pista tiveram que desacelerar e abortar as últimas tentativas.
Melhor para Norris, que permaneceu em primeiro e garantiu a pole com o tempo de 1:32.330. Verstappen foi o segundo com 1:32.361.
Russell ficou com a sexta posição, em uma qualificação ruim para a Mercedes. Lewis Hamilton foi apenas o 19º colocado, e largará na 18ª posição – o heptacampeão ganhará uma posição, já que Liam Lawson passou ao Q2 com a Racing Bulls, mas cumprirá punição e deve largar do pitlane.
A Ferrari ocupará a segunda fila, com Carlos Sainz em terceiro e Charles Leclerc em quarto. Oscar Piastri abre a terceira fila com a McLaren, largando em quinto.
Completando as dez primeiras posições, Pierre Gasly (Alpine) larga em sétimo, com Fernando Alonso (Aston Martin) em oitavo, Kevin Magnussen (Haas) é o nono e Sergio Pérez (Red Bull) é décimo. O mexicano não conseguiu marcar volta no Q3: teve a primeira tentativa anulada depois de escapar da pista, e teve a segunda chance cancelada após o acidente de George Russell.
A largada do GP dos EUA acontece neste domingo (20), às 16h (horário de Brasília). Você assiste ao vivo no Band.com.br.
Confira como foi a qualificação: