A Alpine divulgou um comunicado nesta sexta-feira (2) para informar que reconhece o anúncio de Oscar Piastri como piloto da McLaren na Fórmula 1 a partir de 2023.
As duas equipes disputavam o piloto australiano, e a decisão foi encaminhada ao CRB (sigla em inglês para Conselho de Reconhecimento de Contratos), entidade da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) responsável pela validação dos compromissos entre pilotos e times.
Com a decisão favorável à McLaren, Piastri foi anunciado como piloto titular do time alaranjado para as temporadas 2023 e 2024. O australiano substituirá o compatriota Daniel Ricciardo, que deixa a escuderia no fim de 2022, e correrá ao lado do britânico Lando Norris.
A Alpine chegou a anunciar Piastri como companheiro de Esteban Ocon para 2023. No entanto, no mesmo dia, o jovem australiano foi às redes sociais dizer que não reconhecia o compromisso com os franceses e não correria pelo time na próxima temporada.
“Consideramos o assunto encerrado de nossa parte, e iremos anunciar nossa escalação completa para 2023 no devido momento”, diz o comunicado da Alpine.
“Nosso foco imediato é o Grande Prêmio da Holanda, em busca de pontos em nossa luta pelo quarto lugar no Mundial de construtores”, completa a nota.
Sem Fernando Alonso, que deixa a Alpine no fim de 2022 para correr pela Aston Martin, o time da Renault ainda busca um novo nome para correr ao lado de Ocon. Daniel Ricciardo, Mick Schumacher, Pierre Gasly, Nico Hulkenberg e Jack Doohan estão entre os especulados.