Fórmula 1

Max Verstappen pode ser campeão na Arábia Saudita; saiba como

GP da Arábia Saudita pode definir o campeonato pró Verstappen com uma combinação de resultados

Da Redação

Max Verstappen pode ser campeão na Arábia Saudita
Max Verstappen pode ser campeão na Arábia Saudita
Red Bull

Mesmo tendo a vantagem no campeonato reduzida drasticamente nas últimas duas provas, a situação permanece favorável para o piloto holandês da Red Bull, Max Verstappen, na luta pelo título da temporada. Com sete pontos de vantagem sobre Lewis Hamilton, Max tem a condição de definir o título da temporada com uma prova de antecipação, dependendo do resultado final de Hamilton na prova em solo saudita.

Mas qual seriam essas combinações? E o que Hamilton precisa levar a decisão para Abu Dhabi e seguir sonhando com o oitavo título?

Mesmo com um cenário favorável para conquistar o primeiro título, a matemática, porém, não é tão simples assim.

Para sair da Arábia Saudita campeão, Verstappen precisa vencer a prova e torcer para Lewis terminar fora da zona de pontuação, o que parece pouco provável, dado a regularidade do heptacampeão. O inglês não pontuou apenas em duas oportunidades nessa temporada: no Azerbaijão, quando foi 15º, e na Itália, quando abandonou após uma colisão.

Outros cenários, ainda que pouco prováveis, também podem favorecer Max em Jeddah. Em caso de vitória somando com o ponto pela volta mais rápida, o holandês terá de torcer para que o britânico obtenha no máximo a sexta posição. Em caso de vitória de Max sem o ponto extra, um sétimo lugar de Hamilton é o suficiente para o título.

Além disso, um segundo lugar para Verstappen com o ponto da volta mais rápida, bastaria um décimo lugar de Lewis para o título ser sacramentado. E o segundo lugar sem o ponto de bonificação, dá o título para Max se Hamilton não pontuar na prova. Para o britânico seguir firme rumo ao octacampeonato mundial, uma vitória pode fazer os dois rivais na luta pelo título chegarem empatados em pontos na prova decisiva em Abu Dhabi.  

Rivais podem chegar empatados em Abu Dhabi

Para que Hamilton e Verstappen cheguem a Abu Dhabi, no dia 12 de dezembro, iguais em número de pontos no campeonato, basta que o britânico vença o GP da Arábia Saudita, no próximo dia 5 de dezembro, e que o piloto da Red Bull termine a prova na segunda colocação.

Sérgio Maurício chora ao vivo com homenagens; assista

Neste cenário, Verstappen e Hamilton desembarcariam nos Emirados Árabes para a decisão com os mesmos 368,5 pontos. A diferença é que o holandês, nos critérios de desempate, teria uma vitória a mais que Hamilton.

Veja também:

Vale lembrar que a única vez em que dois pilotos chegaram empatados em pontos na última prova foi em 1974, quando o campeonato foi decidido entre Emerson Fittipaldi e o piloto suíço Clay Regazzoni. Na ocasião, o brasileiro sagrou-se bicampeão mundial, terminando a prova em quarto lugar.

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais