Fórmula 1

F1: Verstappen diz que futuro na Red Bull depende de permanência de consultor

Tricampeão da Fórmula 1, holandês falou sobre o tema depois da classificação do GP da Arábia Saudita

Da redação

Max Verstappen se manifestou sobre a possível suspensão de Helmut Marko, consultor da Red Bull. Para uma TV austríaca, Marko disse que poderia deixar a escuderia já para a etapa seguinte, na Austrália.

"Minha lealdade a ele é muito grande, e também sempre expressei isso a todos da equipe, a todos do alto escalão, que ele é uma parte importante da minha tomada de decisões sobre o futuro, bem como dentro da equipe. Por isso é muito importante que ele permaneça na equipe, incluindo, é claro, todos os outros. É muito importante que mantenhamos todos juntos, sinto que se um pilar tão importante cair, isso não será bom para a minha situação", disse Verstappen depois da pole em Jedá.

Sempre disse isso à equipe, eles sabem - Verstappen, quando questionado se Marko precisava ficar para ele também seguir na Red Bull.

Disputa de poder

Helmut Marko e Christian Horner são protagonistas de uma disputa interna na Red Bull que ganhou força a partir da morte do fundador do conglomerado Red Bull GmbH, Dietrich Mateschitz, em 2022.

No fim de 2023, Horner teria tentado afastar Marko do centro das decisões, sem sucesso. O contrato do consultor foi renovado até 2026.

De acordo com o site italiano Formula Passion, Christian Horner tentou comprar a equipe em 2023 sem informar dirigentes na Áustria. Para isso, com o apoio de investidores britânicos, teria procurado na Tailândia a família de Chaleo Yoovidhya, que fundou o conglomerado de bebidas com Dietrich Mateschitz nos anos 1980.

A cúpula da marca na Áustria não teria reagido bem ao descobrir a iniciativa. A partir daí, ainda de acordo com o site, a relação entre o chefe de equipe e os representantes da corporação se deteriorou.

A revista Business F1 informa que a Red Bull estava decidida a demitir Horner após a investigação referente às denúncias de comportamento inadequado do começo de 2024. O chefe de equipe, no entanto, teria acionado advogados e prometido levar o caso aos tribunais britânicos caso a rescisão fosse levada adiante.

Pressão de Jos Verstappen

Jos Verstappen, pai de Max Verstappen, foi visto conversando com Christian Horner durante o fim de semana do GP do Bahrein. O tema da conversa é desconhecido, mas imagens da Sky Sports mostram Horner gesticulando enquanto o ex-piloto de F1 escuta com as mãos no bolso.

Jos está ao lado de Helmut Marko na disputa interna na escuderia. “Há tensão enquanto ele (Horner) permanecer na posição”, afirmou o holandês em declarações publicadas em 4 de março, pelo jornal Daily Mail. “A equipe corre o risco de se partir. Não dá para continuar assim. Vai explodir. Ele está fazendo o papel de vítima, quando na verdade é quem está causando os problemas.”

Verstappen pai completou 52 anos em 4 de março e comemorou o aniversário com um jantar em Dubai. Christian Horner não foi convidado, segundo o jornal alemão Bild, mas Helmut Marko foi chamado para a celebração.

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais