O Grande Prêmio do Catar, realizado no Circuito Internacional de Losail, teve início nesta sexta-feira (19) com duas sessões de treino livre que já trouxeram desafios para os pilotos – é a primeira vez que o GP integra o calendário da Fórmula 1.
O traçado desconhecido trouxe dúvidas para as equipes em vários pontos – como utilização dos pneus, estabilidade e ritmo. A Red Bull, por exemplo, perdeu em performance quando trocou os pneus médios pelos macios – o que prejudicou o acerto do carro.
“Foi a primeira vez [que corremos] à noite, por isso foi importante compreender como o carro reagiria. Acho que para mim, grande parte da mudança se deu entre o pneu médio e o macio. Por isso que no pneu macio minha performance não foi, digamos, incrível”, justificou Max Verstappen, que liderou a primeira sessão.
O piloto holandês aprovou a pista do Circuito de Losail: “Você precisa aprender um pouco a pista, mas é muito divertido dirigir aqui, para ser honesto. Acho que é uma pista muito legal”.
O bom rendimento do “Super Max” contrastou com o do companheiro de equipe. Sergio Pérez terminou em oitavo em ambas as sessões e teve muitas dificuldades com a estabilidade do carro.
“Acho que temos trabalho a fazer. Não estou totalmente satisfeito com o equilíbrio, então temos trabalho a fazer para resolver isso. E espero que consigamos resolver amanhã”, disse o mexicano.
Veja também:
Os pneus também foram uma adversidade para Checo – que já correu em Losail, em 2008, quando disputava a GP2 Ásia pela Campos GP.
“Tivemos um bom início, mas obviamente fizemos algumas mudanças, especialmente no pneu macio que precisamos revisar. Espero que possamos resolver isso”, contou Pérez.
Verstappen fala sobre Direito de Revisão negado da Mercedes
A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) rejeitou o pedido de Direito de Revisão da Mercedes quanto ao incidente na volta 48 do Grande Prêmio de São Paulo, realizado no último domingo (14), no Autódromo de Interlagos.
O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira, entre a primeira e a segunda sessões de treino do GP do Catar. Por isso, Max Verstappen, envolvido no incidente junto com Lewis Hamilton (Mercedes), só foi questionado sobre o assunto no início desta tarde.
"É bom. Mas também esperado", foi a resposta sucinta do holandês sobre o assunto. Nesta quinta-feira (18), ele já tinha se mostrado confiante de que não sofreria uma penalidade.