Fórmula 1

Fórmula 1 anuncia realização de Grande Prêmio de Las Vegas a partir de 2023

EUA terão três provas na F1; categoria já correu na cidade em 1981 e 1982

Da redação

EUA terão três provas na F1; categoria já correu na cidade em 1981 e 1982
EUA terão três provas na F1; categoria já correu na cidade em 1981 e 1982
Las Vegas Convention and Visitors Authority

A Fórmula 1 anunciou nesta quarta-feira (30) a realização de mais um Grande Prêmio nos Estados Unidos a partir de 2023. Desta vez, o Grande Prêmio de Las Vegas, uma prova noturna que acontecerá no sábado do feriado de Ação de Graças (25 de novembro).

O anúncio oficializa rumores que vinham ganhando força nos últimos meses. Como esperado, a prova ocorrerá em trecho urbano, passando pela região conhecida como The Strip (ou “A Faixa”, em inglês), que reúne alguns dos principais hotéis e cassinos da cidade.

Para Greg Maffei, diretor-executivo da Liberty Media, o GP de Las Vegas de F1 é “o perfeito casamento da velocidade com o glamour”. “Nossa confiança nesta oportunidade única é evidente em nossa decisão”, afirmou.

A pista terá 6,12 km de extensão, com 14 curvas, e será a terceira mais longa do calendário, atrás de Spa-Francorchamps (Bélgica) e Jedá (Arábia Saudita). Nas últimas semanas, sites especializados já apontavam para um possível desenho do traçado – que deverá passar por pontos bastante conhecidos, como o hotel Wynn e a fonte do hotel Bellagio.

“Este é um momento incrível para a Fórmula 1, que demonstra o grande apelo e o crescimento de nosso esporte com uma terceira corrida nos EUA. Las Vegas é um destino conhecido ao redor do mundo por sua empolgação, sua hospitalidade, suas emoções, e, é claro, a famosa Faixa”, disse Stefano Domenicali, diretor-executivo da Fórmula 1.

A volta de uma etapa na cidade é um sonho antigo da categoria, que já realizou corridas nas dependências do próprio Caesar’s Palace em 1981 e 1982. Os boatos do retorno datam pelo menos de 2014, quando a F1 era administrada pela FOM (Formula One Management) de Bernie Ecclestone.

A exemplo do que deverá acontecer em 2023, a Fórmula 1 realizou três GPs nos EUA em 1982: EUA-Oeste (em Long Beach), Detroit e Las Vegas (no Caesar’s Palace). Na próxima temporada, a categoria disputará o GP dos EUA (em Austin), o GP de Miami e o GP de Las Vegas.

A última vez que um mesmo país hospedou três etapas no mesmo ano foi em 2020, quando a Itália preencheu um calendário improvisado com os GPs da Itália, da Toscana e da Emilia-Romagna. Na ocasião, as provas foram resultado do impacto da pandemia da Covid-19.

Saiba como receber notificações de notícias de Band.com.br no seu celular

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais