Fórmula 1

Enzo Fittipaldi quer primeira vitória na F2 para encerrar temporada 'muito boa'

Em primeiro ano como titular, brasileiro é o quarto colocado na classificação

Emanuel Colombari e Pedro Lopes

O objetivo de Enzo Fittipaldi na reta final da temporada 2022 da Fórmula 2 é claro: conquistar a primeira vitória na categoria.

Em seu primeiro ano como titular, Enzo passou as cinco primeiras corridas sem pontuar. De lá para cá, no entanto, vem em crescimento – atualmente, é o quarto colocado da classificação, com 100 pontos e contabilizando três pódios nas últimas cinco provas.

O começo “muito difícil”, segundo Enzo, foi reflexo do grave acidente sofrido na etapa da Arábia Saudita de 2021. Com o tempo, a recuperação se mostrou satisfatória, e ele pode começar a buscar bons resultados.

“Esse ano já finalizamos dez etapas - faltam mais quatro etapas do campeonato da Fórmula 2, estamos quase na parte final do campeonato. Essa temporada, para mim, tem sido muito boa. O começo da temporada foi muito difícil, porque eu ainda não estava 100% fisicamente, eu ainda estava na fase de recuperação depois do acidente grave do ano passado”, afirmou Enzo nesta segunda-feira (15), durante participação no Resenha F1, programa exibido semanalmente pela Band nas redes sociais.

Nas quatro últimas rodadas duplas de 2022 (Spa-Francorchamps, Zandvoort, Monza e Yas Marina), Enzo agora quer vencer pela primeira vez. O topo do pódio ficou perto em três ocasiões: nas corridas principais de Ímola, Red Bull Ring e Hungaroring, quando foi segundo lugar.

“Na terceira etapa (Ímola), conquistei meu primeiro pódio. Foi lá que realmente cheguei e falei: ‘Estou 100% fisicamente’. Conquistei meu primeiro pódio, o segundo lugar na corrida principal. Depois desse resultado, eu tenho terminado quase todas as corridas, sempre no Top 10. Marquei mais quatro pódios. No total, são cinco pódios nessa temporada”, relembrou o brasileiro da Charouz, que ainda conquistou o terceiro lugar nas corridas sprint de Silverstone e Hungaroring.

“É muito bom, estou muito feliz com isso - dois terceiros lugares nas corridas sprint e três segundos lugares na corridas feature, na corridas principais. Agora eu estou na quarta colocação do campeonato, estamos na briga aí pelo Top 3, vamos continuar acelerando. Faltam mais quatro etapas, estamos bem perto de pegar a minha primeira vitória. Estou muito focado e trabalhando muito todo dia para conquistar isso.”

E depois? Por enquanto, Enzo Fittipaldi ainda não fala em vaga na Fórmula 1. Mas acredita que o Brasil tem condições de, a curto prazo, ter mais um piloto na categoria – o irmão dele, Pietro, é piloto reserva da Haas.

“Já temos o Pietro como piloto reserva na Haas, e tenho certeza de que nos próximos dois anos vamos ter mais de um brasileiro na Fórmula 1. A gente vai continuar fazendo nossa parte nas pistas, acelerando, e vocês sempre torcendo. O apoio de vocês, o apoio do Brasil, é muito importante. Vamos lá, vamos continuar acelerando”, convocou.

Assista na íntegra à edição de 15 de agosto do Resenha F1:

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais