Fórmula 1

Pirelli comemora desempenho de pneus na F1, mas promete melhorias para 2023

"Principal objetivo era ter mais ação na pista", diz diretor da fabricante italiana

Da redação

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
"Principal objetivo era ter mais ação na pista", diz diretor da fabricante italiana
Divulgação

O desempenho dos pneus ao longo da temporada 2022 da Fórmula 1 deixou a Pirelli satisfeita. No entanto, a fornecedora oficial dos compostos da categoria deverá apresentar pequenas mudanças para o próximo ano.

No regulamento para 2022, a Fórmula 1 trocou as rodas de 13 polegadas por rodas de 18 polegadas. A mudança afetou também os pneus, que ganharam paredes laterais de perfil baixo (diminuindo a deformação e, consequentemente, o impacto aerodinâmico). Além disso, a composição da borracha também mirava oferecer um menor desgaste.

Durante o fim de semana do GP da Hungria, o diretor de automobilismo da Pirelli, Mario Isola, afirmou estar feliz com os pneus da temporada. Para o dirigente,

“O desempenho é bom, mas especialmente nós alcançamos a maioria dos objetivos que discutimos no passado. O principal objetivo era ter mais ação na pista, ter os pilotos disputando, corrida parelha, e tivemos corridas com muita ação. Não apenas nas primeiras posições, mas também no pelotão intermediário, por exemplo. É um campeonato muito interessante com bons pilotos”, afirmou Isola em declarações publicadas nesta quinta-feira (18) pelo site oficial da F1.

“Mas o foco tem que permanecer nos pilotos, porque eles são os heróis do show e temos que fornecer um pneu que é capaz de dar a eles a possibilidade de pressionar, atacar, lutar e por aí vai”, acrescentou.

Isola afirmou ainda que não pretende “mudar completamente o produto”, que acredita que está “funcionando bem”. Mas afirmou que a Pirelli pretende trabalhar na melhoria de alguns aspectos, como o desgaste dos pneus dianteiros e o subesterço (quando o carro responde menos do que o comando nas mudanças de direção).

“Estamos trabalhando para desenhar uma nova construção – dianteira e traseira – com um maior nível de integridade, porque os carros estão ficando mais e mais rápidos. Estamos desenhando uma nova construção dianteira, para equilibrar isso e reduzir o subesterço”, disse.

Tópicos relacionados

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.