Fórmula 1

CEO da F1 despista, mas comemora possíveis entradas de Porsche e Audi em 2026

Novidades permitirão que mais equipes sejam vistas como independentes, diz Stefano Domenicali

Da redação

Novidades permitirão que mais equipes sejam vistas como independentes, diz Domenicali
Novidades permitirão que mais equipes sejam vistas como independentes, diz Domenicali
F1

A temporada 2026 deve marcar a entrada da Volkswagen na Fórmula 1, com duas marcas da montadora alemã: a Porsche, como parceira da Red Bull, e a Audi, que é cotada para trabalhar com a Sauber. E as novidades, até aqui, são muito bem-vindas pela categoria máxima do automobilismo mundial.

Para o diretor-executivo da F1, Stefano Domenicali, as duas marcas acrescentam várias qualidades ao grid. Não apenas em qualidade, mas também em nível técnico, variedade e em competitividade entre as equipes.

Embora não confirme as duas chegadas, o italiano acredita que “ter fabricantes com outras equipes permitirá que o lado esportivo (da Fórmula 1) tenha mais equipes que possam ser vistas como mais independentes no esporte”.

“Acho que seriam ótimas notícias. Vejamos como a situação evolui”, disse Domenicali em videoconferência com investidores, segundo publicou nesta segunda-feira (8) o site Grand Prix 247.

A temporada 2026 marcará mudanças na Fórmula 1. Além das entradas de Porsche (que teve participações esporádicas no grid entre as décadas de 1950 e 1990) e Audi, a categoria irá adotar um novo regulamento para tentar zerar as emissões de carbono nos próximos anos.

Apesar do discurso cauteloso, Domenicali destacou também o que a Fórmula 1 pode oferecer fora das pistas às montadoras, especialmente a respeito da possibilidade de pensar novas estratégias, mais sustentáveis, para o futuro.

“O benefício (das entradas de Porsche e Audi), certamente, é credibilidade”, disse. “A energia híbrida com combustível sustentável poderá ser muito mais eficaz, em nossa opinião, em todo o mundo se quisermos atingir a meta de neutralidade de carbono.”

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais